segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Golpe : 48 21060049 oferece de tudo para pegar CPF

Mais uma tentativa de bandidos estúpidos para dar golpes em trouxas de plantão: pelo telefone 48 21060049, que está na Telelistas como pertencente à Itaucard em Palhoça (SC), ligaram hoje para um antigo celular que possuo mas há quase 5 anos cedi a outra pessoa, que coincidentemente estava ao meu lado quando tocou a ligação. Sabiam meu nome completo, os três primeiros dígitos do CPF, os dois últimos, e queriam saber os outros números do CPF, a pretexto de participar de uma promoção da FORD com R$ 10 mil na compra de um carro novo, e mais um bônus de R$ 1 para cada centavo gasto nas manutenções.

O detalhe é que esse "bônus" poderia ser usado na compra do novo carro, junto com o "desconto" de R$ 10 mil, e para tê-lo, deduzi, antes você teria que possuir um carro FORD. A moça, que falava tão rápido que não dava tempo para a gente pensar, acabou se enrolando quando comecei a perguntar coisas, entre elas onde obtiveram meus dados, e desliguei. A moça chegou a dizer que, dependendo do que eu gastasse em manutenções, poderia ter o novo carro "de graça"! E que aceitariam meu carro usado como entrada... Facilidade demais!

O uso não autorizado de informações cadastrais é ilegal. Fere a Constituição Federal. Mais detalhes em http://blogdobranquinho.blogspot.com/2012/01/telemarketing-comete-crimes-de-violacao.html

Fui direto à internet procurar o tal número, e lá estava, num site onde as pessoas relatam esse tipo de casos: http://www.quemliga.com.br/telefone/48-2106-0049 . Nesse link há relatos de outras pessoas que falam do uso no número em golpes passando-se pela Mitsubishi, pela Vivo e outras. Foi lá que descobri que o tal número pertence ao Itaucard. Mandei um e-mail para o Itaú comunicando o ocorrido, para verem se há clonagem do telefone ou alguém está fazendo essas ligações de lá. Abaixo, a busca na Telelistas.


HomeBusca: itaucard (1)







Itaucard Financeira S/A-Crédito Financeiro e Investimento Tel: (48) 2106-0049

Av Pedra Branca, 744
Palhoça - SC - CEP: 88137-270


+info | torpedo
Compartilhe essa informação no Facebook Compartilhe essa informação no Twitter

Financeiras IB

40 comentários:

  1. Também recebi um telefonema desse mesmo número e no meu caso fizeram questão de demonstrar que sabiam vários dados meu como: nome, data de nascimento, e município.

    Pela lógica, esses dados que eles possuem não são suficientes pra fazer o que seja lá o que eles querem, senão não precisariam ligar para a vítima.

    Quando me perguntou em que eu trabalhava, respondi que estava desempregado e aí a bandida disse alguma coisa muito rápida, que eu não entendi e desligou.

    Acredito que todo esse teatro que eles fizeram tinha o objetivo de descobrir algum número de cartão.

    ResponderExcluir
  2. quarta, 11 de maio de 2001, comigo aconteceu o mesmo fato, disseram que era da vivo, perguntaram o nome, o que eu fazia e quanto ganhava, desliguei na cara.

    ResponderExcluir
  3. Ola, minha amiga caiu neste golpe do telefone 048 21060049 e passou para eles o restante dos nºs do CPF que eles não tinham. Como ela deve proceder agora?

    ResponderExcluir
  4. Caro Anônimo,
    Fiz uma consulta à SERASA, que deverá ser respondida nos próximos dias. Será que eles têm uma forma de cadastrar CPFs que possivelmente serão clonados para alertar ao comércio? Já a Receita Federal não nos dá muitas opções. Veja o que consegui de lá, na área de perguntas frequentes do site:

    46. O QUE FAZER SE O CPF FOR PERDIDO, ROUBADO OU SUSPEITAR QUE ALGUÉM ESTÁ UTILIZANDO INDEVIDAMENTE?

    O Cartão do CPF, por não constar foto e assinatura, só tem validade mediante a apresentação conjunta de um documento de identificação. Em caso de roubo, registre um boletim de ocorrência. No caso de uso indevido do seu número, além do registro do boletim de ocorrência, procure um advogado para se informar sobre indenização/reparação pelos prejuízos.

    55. O QUE FAZER QUANDO O CPF DE UMA PESSOA É CLONADO?

    Procure a polícia para denunciar o caso. Não é possível cancelar ou trocar o número do CPF, somente através de mandado judicial.

    Em caso de roubo, registre um boletim de ocorrência. No caso de uso indevido do seu número, além do registro do boletim de ocorrência, procure um advogado para se informar sobre indenização/reparação pelos prejuízos.

    56. CPF SENDO UTILIZADO INDEVIDAMENTE POR TERCEIROS PARA COMPRAS NA INTERNET, COMO PROCEDER?

    Procure a polícia para denunciar o caso. Não é possível cancelar ou trocar o número do CPF, somente através de mandado judicial.

    Em caso de roubo, registre um boletim de ocorrência. No caso de uso indevido do seu número, além do registro do boletim de ocorrência, procure um advogado para se informar sobre indenização/reparação pelos prejuízos.

    ResponderExcluir
  5. Recebi ligação deste nº. (48) 2106-0049, oferecendo um cartão Itaucard/Fiat, lendo este post fiquei assustado com o que esta sendo relatado aqui, pesquisando cheguei a empresa responsável pelo telefone, www.Tivit.com.br, mandei um e-mail relatando o caso, e obtive um retorno do responsável pelas operações Itaucard, dizendo realmente ser o responsável, que me ligou em seguida para me tranquilizar. Pessoal antes de ficar apavorando as pessoas com o que postam, vamos averiguar antes de tomar alguma atitude.

    ResponderExcluir
  6. Caro Anônimo do último comentário:
    Assim que recebi a ligação do golpe, comuniquei ao Itaucard por e-mail. Na matéria, está o telefone em nome da Itaucard, que obtive na época. Diversas outras pessoas relataram em comentários também terem sido abordadas com a mesma tentativa de pegar os números do CPF. Pode ser que a Itaucard tenha eliminado eventual clonagem. Ou não. Essa empresa TIVIT não tem o telefone do golpe descrito no seu site, e parece que não trabalha com telemarketing. O fato é que diversas pessoas receberam a ligação tentando obter dados, com propostas de diversas empresas.

    ResponderExcluir
  7. Completando: verifiquei na Telelistas que o número continua em nome do Itaucard. No portifólio da TIVIT não consta telemarketing. O fato é que várias pessoas relataram a tentativa de obter o dado através de propostas estranhas. Se isso é fazer telemarketing, ou se alguém usou o sistema de má-fé, é outro problema. O fato é que a Itaucard nunca me respondeu.

    ResponderExcluir
  8. Tbm tentei informação junto ao Itaú, e não obtive resposta, ai que entrei em contato com a Tivit por e-mail, e obtive o retorno do Gerente Responsável pela Operação Itaucard Fiat Sr. Luiz Alexandre Soares Bartelega, Se vc procurar na internet a itaucard tem parceria c/ a Tivit, só não sei porque o Itau não da esta informação quando ligamos para lá.

    ResponderExcluir
  9. O pior nisso tudo é que não sou nem nunca fui cliente do Itaú, nunca autorizei qualquer site de compras (empresas aéreas, telefonia, banco, etc) a disponibilizar meus dados para qualquer parceiro, e me liga uma pessoa mostrando conhecer informações minhas, de uma empresa qualquer, oferecendo uma coisa absurdamente incrível e querendo confirmar meu CPF. Os dados informados por eles podiam ser obtidos na internet, daí a suspeição de golpe. Enfim, ligou para mim com dados meus sem que eu tenha autorizado, é irregular. Em geral os telemarketings falam o nome e o endereço, e logo oferecem algo, sem ficar confirmando se você é o dono dos dados.

    ResponderExcluir
  10. Fui Vítima desse mesmo golpe do telefone, só que desta vez o número era confidencial e não sei onde estava com minha cabeça que acabei passando os dados do meu RG, menos o do CPF. Diziam que era da Credicard e que eu estaria recebendo em casa um cartão credicard visa com chip.Quando me dei conta da situação já tinha feito muita coisa e desliguei pra não continuar com a loucura disso tudo. Será que esses golpista conseguem fazer algo sem o número do meu CPF, já que eu já tinha passado minha RG?inclusive me perguntara até onde eu tinha tirado a mesma(se foi em orgão público ou particular,minha filiação e data de expedição....).

    ResponderExcluir
  11. Primeiramente, se os caras têm os 3 primeiros dígitos do CPF e os dois últimos, eles têm todo o número, eu acho. Depois, realmente as informações passadas conferem, olhem isso: http://www.volkswagen.com/br/pt/vendas_e_financas/volkswagen_card.html

    ResponderExcluir
  12. Acabaram de me ligar deste mesmo número (48) 2106 0049. Disseram que era do Itaú / Tam Fidelidade, ou algo assim. Moro no Rio e tinham minha data de nascimento, nome e municipio. Foram logo falando. Pediram minha renda aproximada, aí eu falei que não passava informações pessoais por telefone. Aí me disseram que tinham os meus dados, e me deram os 3 numeros iniciais e os 2 finais do CPF. Continuei afirmando que não daria meus dados por telefone, que se tinham meus dados que me enviassem por e-mail. Aí me disseram que era Central Telefonica e tal. No final o cara disse "ok" "obrigado" e desligou na minha cara... golpistas malditos.

    ResponderExcluir
  13. Então pessoal, até agora só vi alarde. Alguém aqui sofreu algum golpe até hoje? Já teria dado tempo, pois o primeiro comentário foi em MAIO/2011... geralmente golpistas não perdem tempo.

    Me ligaram hoje desse numero. Como me passaram quase todas as informações pessoais, inclusive com detalhes do Itaucard, o cartão que tinha pedido ontem pro Itaú. E apenas confirmei minha renda e os número do meio do CPF. Mas, sinceramente eles nem precisavam me ligar pra pedir meu CPF ou de qualquer outro, basta pesquisar no Google que tem um monte de CPF...

    ResponderExcluir
  14. eu sou operador de telemarkting e muitas vezes isto nao e golpe ha muitas operações aonde eu trabalho que foram citadas nos comentarios, quando ligo para os clientes geralmente nao tenha todos os dados tenho que pedir quase todos, sou operador da claro, se pararmos para pensar tantas pessoas que nao conhecemos tem acesso ao nosso cpf, nas correspondencias que recebemos temos nosso cpf é muito facil hoje em dia ter acesso ao cpf de qualquer pessoa é so pegar as correspondencias nas caixas de correios cpf nao é documento sigiloso hoje em dia.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia pessoal!

    Eu recebi a ligação desse número, agora no final do ano de 2011. Confirmei todos os meus dados (já que a atendente tinha todos). A atendente me passou o nome completo dela e seu número de matrícula. Quando desliguei o telefone me caiu a ficha que poderia ser um golpe... Aí eu coloquei o número aqui na internet e vi um monte de coisa escrito que era golpe... aí eu desesperei. Liguei na Itaucard para saber se realmente tinha uma solicitação de cartão no meu nome. O atendente disse que não tinha como consultar, mas gerou a solicitação. Depois de uns 2 ou 3 dias, me retornaram dizendo que eles não tinham como verificar, que era para eu comparecer à uma agência. Mas, o moço me confirmou que a Itaucard possui operadoras terceirizadas, para oferecer esses cartões.
    Fui então ao banco Itaú e realmente tinha uma solicitação de cartão no meu nome, com tudo o que a moça falou. E ontem chegou o cartão. Foi um alívio!
    Graças a Deus não era um golpe, mas é sempre bom ficar esperto com esse povo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Sorte sua, Helena, que realmente tinha um cartão, mas mesmo assim teve um grande trabalho para saber se não era uma fraude. E as ofertas de carros, onde praticamente te dizem que vai sair muito barato. Se não é golpe, é propaganda enganosa. Acima de tudo está o crime de quebra de sigilo dos dados das pessoas para quem ligam. Talvez para não sujar as mãos as empresas "sérias" terceirizem esse trabalho botando nossos dados nas mãos de qualquer um e nos sujeitando a golpes dos mais variados tipos.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo do Telemarketing:

    A falta de noção de legislação pelas pessoas permite esse teu tipo de comentário, afirmando que "o cpf hoje é público" e que "é só pegar nas caixas de correspondência". Acho que não se tocou do absurdo da afirmação. Assim sendo, dados de cartões de crédito também são "públicos", bastando pegá-los abrindo as correspondências das pessoas. Os dados cadastrais das pessoas, assim como as correspondências, são invioláveis conforme artigo 5° da Constituição Federal:

    X - são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    XII - é inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal;

    Não sou nem nunca fui cliente Itaúcard, nem da Ford, portanto, os dados que usaram foram obtidos de forma ilegal, e assim são praticamente todos os usados por telemarketing. Cabe ação por dano moral em caso de violação do sigilo dos nossos dados.

    ResponderExcluir
  18. Já recebi muitos SMS do Baú da Felicidade, do programa do Raul Gil, do Caldeirão do Hulk, etc., todos me comunicando que ganhei diversos carros.
    Fiquei tão entusiasmado que esqueci de ir apanhar todos.

    ResponderExcluir
  19. acabei de receber a ligasao desse numero e nao sabia de quem era ai resolvi joga no google ai eu descubri o golpe deles ....

    se alguem sulber mais coisas desse numero so avisa q eu vo emtra em contato

    e vo com meu advoado junto ...
    .................................................................................................SR .

    ResponderExcluir
  20. Recebi uma ligação deste mesmo número dizendo ser da TAM fidelidade.
    Golpe purinho...

    ResponderExcluir
  21. Recebi uma ligação desse numero também, como não atende a mesma fui pesquisar na net ... com o intuito de verificar o DDD ai localizei essa postagem....sinto-me aliciada por não ter caído nessa armação.....

    ResponderExcluir
  22. Acabei de receber uma ligação do mesmo numero mais quando fui atender caiu percebi que o numero éra estranho de outro estado joguei o numero no google e aqui estou eu !!

    Bom se um dia me ligarem e eu atender esse numero vou mandar eles tomar no !@#$&.... kkkk aqui não capeta kkk

    ResponderExcluir
  23. Ola recebi uma ligação desse numero e acabei confirmando meus dados o que devo fazer agora???me ajuden?

    ResponderExcluir
  24. O que aconteceu depois de passar os dados? Ofereceram alguma coisa? Desligaram?

    ResponderExcluir
  25. Ontem a noite por volta de 21:30 tentaram contato comigo e hoje acabo de receber a ligação desse numero,a jovem era insegura nas colocações e estava digitando o endereço quando eu mencionava,achei estrando e joguei no Google e vi esse blog.Instantaneamente indaguei qual o motivo do contato e ela me informou que o ItauCard disponibilizava um Seguro Residencial. Informei não ter interesse nenhum e desliguei.

    ResponderExcluir
  26. hoje dia 20/07 as 18:02 eu também recebi a ligação desse numero, era uma mulher que falava muito rápido, dizendo que era da Tim e que eu estava em uma promoção que a tim iria liberar creditos nos últimos anos que usei, ela passou numeros dos meus ex numeros de celulares da vivo e outro da tim, muito bem. Disse meu endereço, minha idade, meus 3 primeiros numeros do CPF e também dos 2 últimos e queria confirmar apenas os outros para confirmar que seria eu mesmo, infelizmente eu passei ne? engenharia social me pegou quando estava um pouco descuidado pensando em outras coisas.
    Muito bem, ela não sabe meu RG, CPF sem meu legitimo endereço e sem RG não pode acontecer nada, posso ir segunda mandar atualizar meu endereço, posso ligar ou ir no SPC/Seproc/Serasa e pedir para colocar esse cpf como sendo roubado e bloqueá-lo no comércio tal como fazer um boletim de ocorrência, caso usem o cpf para atos ilícitos, eu posso provar que não fui eu e além de processar o estabelecimento virtual por venda sem comprovação (RG) e ganharei uma graninha por isso rsrs.
    OU SEJA, quem passou a informação tem que ir atrás disso, ir na receita e pedir para atualizar o cpf, fazer bo e nunca mais cair nessa engenharia social do cão.
    A receita diz que CPF sem RG que comprove com foto e sem assinatura, no comércio não compra, mas comércio eletrônico é perigoso ne!!?

    ResponderExcluir
  27. Hoje, acabei de ser vitima do mesmo golpe, cartao fidelidade da TAM!! Eles tinham o CPF com os numeros inicias e finais, cai na onde e confirmei. Quando pediram meu RG fiquei desconfiado de como pediram e desliguei. Era numero privado para piorar, estava desatento.

    Alguem sabe o que eles podem fazer com esses dados CPF, endereço ???
    Fiquei preocupado demais!

    ResponderExcluir
  28. hoje recebi uma ligacao onde a moca dizia ser da vivo m oferecendo um plano da vivi de recarga de 20 reais , ela so pediu meu endereco para enviar o boleto .dei meu endereco ,mas nao passei o cpf e o rg, o q eles podem fazer so com os dados do meu endereco, nem meu nome completo eles nao sabem.fiquei preocupada, so q eles m ligaram de um outro numero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje um número suspeito ligou oferecendo Cartão Vivo Santander.

      (48)91718856

      Entrei em contato com Santander pelo Facebook e disseram que vão verificar.

      Excluir
  29. Também estou recebendo ligações deste numero, só hoje foram 3, só que ninguem fala nada

    ResponderExcluir
  30. aconteceu com meu pai tbm, ele foi no banco fazer emprestimo mas na hora de concluir , o sistema constou que o cpf dele estava no seraza. falava que ele tava devendo a vivo, mas nau falava oq era. oq devo fazer?

    ResponderExcluir
  31. Uma pessoa que trabalha em telemarkt verificando ou seja faxendo aqueles carta bradesco casas bahias ela com meu numero do cpf fc sabenfo tudo sobre mim?

    ResponderExcluir
  32. Uma vez fui tonto o bastante para informar meu número do cpf e rg, mas o engraçado que o golpista tinha os primeiros dígitos deles, eu não compreendo isso, se eles têm, porque pedem para eu confirmar? Ao menos até agora, recentemente fiz um plano na vivo, a atendente teve conferir antes para ver se meu nome não estava sujo e tudo foi ok... e já faz um tempo que tinha falado meus dados. Outra vez me ligaram falando que estavam fazendo uma pesquisa sobre satisfação do atendimento da vivo, e era uma empresa terceirizada fazendo isso, mas desta vez não perguntaram cpf e nem rg, só pediram para confirmar meu nome inteiro ( e ele sabia) e o meu celular ( sendo que ele ligou para ele). Depois que fui me tocar que a vivo nunca faz isso, e quando faz, é o secretário eletrônico. Mas os fdps enganam tão bem! Maldita engenharia social! Mas será que vai acontecer algo no meu nome? Cartão de crédito nunca informei nada. e já faz quase 1 ano que informei meus dados e até agora nada aconteceu.

    ResponderExcluir
  33. Quando vc faz um B.O a pessoa q pegou seus dados de má fé consegue comprar alguma coisa no seu nome?

    ResponderExcluir
  34. Quando acontece de uma terceira pessoa pegar seus dados e vc descobre q foi vitima de um golpe e rapidamente faz um B.O ela ainda consegue comprar alguma coisa no seu nome?

    ResponderExcluir
  35. Uma mulher me ligou 22273580 dizendo ser da vivo falou q minha internet uma para 2megas mandou eu desligar reiniciar o moldem pegou meu cpf, rg e data de nascimento me passou o protocolo e pediu pra mim confirmar serra q foi algum golpe ou eles costuma fazer isso?

    ResponderExcluir
  36. minha mae deu o num do cpf dela por telefne sem saber q era um golpe o q fazemos agora?

    ResponderExcluir
  37. Olá recebi ligações desse número
    04115981620184 falaram que era da advocia não sei oque, e pediram meu CPF.

    ResponderExcluir