terça-feira, 5 de novembro de 2013

Mídia Bandida 0035 : Globo e as "faixas erradas" de ônibus do DF

Tive o desprazer de ver agora há pouco uma matéria no BOM DIA BRASIL sobre faixas exclusivas de ônibus e economia de tempo para o usuário onde o jornalismo desonesto e o teatro dos apresentadores foi evidente na má-fé em relação ao governo do Distrito Federal, por acaso... do PT! A matéria "faixas de ônibus e portas estão de lados opostos" é criminosamente difamatória. 

A matéria até falou que Brasília já tem (salvo engano) 55 km de faixas exclusivas em funcionamento. Mas foi aberta com a repórter Juliana Morrone rindo e contagiando Chico Pinheiro e a outra apresentadora dizendo que em Brasília a faixa foi feita do lado errado, que seria desplanejamento, etc. A imagem mostrou uma avenida onde o canteiro central está com as estações prontas e mesmo com a desonestidade da matéria capciosa em algum momento se falou que "os ônibus chegarão em dezembro". Nenhuma autoridade do DF foi procurada, o que é básico quando se faz uma denúncia grave como essa que o telejornal forjou.

Em nenhum momento se falou que o sistema adotado de BRS será similar ao da Transoeste, no Rio, onde os ônibus trafegam pela esquerda e têm portas desse lado. As imagens no Rio e São Paulo mostram apenas os ônibus com portas do lado direito. Ou seja, uma matéria sob medida para atingir o governo de Agnelo Queiroz, do PT, cravando-lhe a pecha de incompetente. Tecnicamente não há nada errado. O "timing" para a chegada dos ônibus é que falhou.

Já a matéria sobre o caos após a interrupção do viaduto da Perimetral, no Rio, teve imagens aéreas e poucos comentários. A Globo é investidora no projeto Porto Maravilha, e não irá atacar muito o prefeito Eduardo Paes (PMDB) porque é parceira com a construção do Museu do Amanhã pela Fundação Roberto Marinho.

Que a Globo queira ser um panfleto partidário e use seu jornalismo para fins políticos, tem o direito, pela liberdade de expressão, respeitando porém a legislação partidária. Que tenha o poder de contaminar o país inteiro para as suas "verdades" com uma rede de rádios, tvs, jornais, tvs a cabo e o escambau, aí nenhum país do mundo honesto admite.

Que venha a Lei de Meios no modelo argentino para  desmontar esse poder paralelo, antidemocrático e manipulador. Na Argentina o grupo Clarín, depois de anos tentando manipular e derrubar governos, finalmente irá se enquadrar na Ley de Medios, a bem da democracia. http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2013-11-04/grupo-clarin-apresenta-plano-para-se-adequar-a-nova-lei-argentina.html

Resta saber de o GDF vai passar recibo disso. A matéria acusando de incompetência foi longa, de conteúdo devastador. Caso para direito de resposta desmoralizando essa prática desonesta de fazer imprensa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário