quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Redes sem fio gratuitas têm baixa cobertura

Quando começamos o blog partimos da convicção que bastaria ter um pequeno notebook, como o ASUS eeepc 701, para conectar em redes públicas e gratuitas de internet em pontos como aeroportos, shoppings, etc, e fazer os posts com frequencia. Algumas prefeituras já disponibilizam redes gratuitas, como a de Paraty, onde pudemos usar o programa de comunicação Skype com som e imagem, bastando o cadastro no próprio site.

Alguns shoppings disponibilizam pontos wi-fi, mas exigem cadastramento em cartão de crédito dos estabelecimentos. E nos aeroportos, as redes pagas, conveniadas com a Infraero, dominam tudo (Vex, Brasil Telecom). No Rio, o governo instalou uma rede gratuita na orla da praia de Copacabana, mas nunca conseguimos acessá-la, mesmo com telefone celular. Já na rampa de saltos de asa-delta na Pedra Bonita, no topo de um morro do Rio, há um bom sinal.

Em suma: se você quer ter confiabilidade no uso de internet em deslocamentos, o jeito é fazer logo uma assinatura de um modem 3G de uma operadora de boa cobertura, senão poderá ficar refém de poucas opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário