sábado, 17 de outubro de 2009

Rio : polícia desmoralizada


Anteontem bandidos roubaram a arma de um PM numa cabine de segurança. Depois, outros tocaram fogo em delegacias. Hoje, no episódio do Morro dos Macacos, algumas pessoas jogaram pedras em carros da polícia. Em frente à delegacia de Vila Isabel, vi um homem provocando os policiais, dizendo que deviam honrar a farda, e tentando incitar os demais a uma atitude hostil. Acabou levado à delegacia e liberado. De repente, um grupo de policiais sai do morro trazendo um oficial do Exército, aparentemente embriagado, com a farda em desalinho, sabe-se lá porque foi recolhido.

No mesmo local, um homem de uns 60 anos começou a urinar no muro da escola ao lado da delegacia, desprezando a presença de todos os que ali estavam, inclusive policiais. Foi quando um soldado do BOPE chegou junto ao cidadão e deu-lhe uma bronca e o mandou ir urinar no bar, que ali não era lugar disso. O infrator passou a questionar o policial, alegando o direito a fazer aquilo ali. Dois policiais tiraram a pessoa do local (foto). E teve gente dando razão ao mijão... Quando fui tirar a foto do helicóptero caído, subi numa grade do clube junto com dois fotógrafos, tudo na frente de um forte contingente policial. De repente, o que estava ao meu lado disse que tinham acabado de roubar um telefone Nextel dele. Olhei para baixo, e um grupo de garotos saía tranquilamente em direção à polícia trocando o aparelho de mãos...
Agora à tarde a Secretaria de Segurança fez uma entrevista coletiva para falar do episódio do Morro dos Macacos. Tive a impressão que os bandidos tiveram razão em tudo, já que as perguntas só tratavam de eventuais falhas da polícia. Cobraram por que não conseguiram evitar a invasão, por que o helicóptero caiu e se foi derrubado por míssil, por que os bandidos queimaram os ônibus, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário