quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

YOUTROUXA 0060: "Dilma está trazendo de volta a inflação"

Esclarecendo: observem as aspas no título da matéria denotando que a expressão não é minha, mas de gente que não sabe muito das coisas e sai repetindo o que ouve na mídia bandida, que oculta o passado e apresenta o presente como novidade.

Dilma não está trazendo de volta a inflação. E a do seu governo não é das maiores. Nem foi a do Lula. O campeão de inflação mais recente foi Fernando Henrique Cardoso. O modelo do Real de Itamar Franco foi fazendo água ao longo do seu governo, aumentando as dívidas dramaticamente. Taxas de juros de até 44% foram praticadas. Dólar a R$ 4. Mesmo assim a inflação se tornou galopante em 2002, seu último ano de governo. Entregou a Lula uma herança maldita, com o patrimônio dilapidado pela privataria tucana, onde grandes empresas foram vendidas a preço de banana.

Quem descontrolou a inflação foi FHC. No primeiro ano de mandato Lula arrumou a casa e a inflação caiu para 9,3% e se manteve baixa até a crise de 2008. A partir daí começou a retomada forte dos investimentos, elevando a inflação a patamares razoáveis em relação ao passado. Foi estimulado o consumo e alguns preços subiram porque as pessoas passaram a comprar mais. Chegou a ser em 2011 maior que em 2013.

Meu amigo, minha amiga: se os que te querem fazer de trouxas sabem o dolo das mentiras que divulgam, não seja mais um deles. Divulgue essa tabela para que a verdade seja reposta. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário