segunda-feira, 5 de maio de 2014

Mídia Bandida 0053 : O "erro de cálculo" do programa Luz Para Todos

Campanha negativa do UOL contra o Luz Para Todos
Não é à toa que quase a metade dos brasileiros está otimista, e boa parte odeia o governo federal: a mídia bandida mente muito, em forma de quadrilha, abatendo a moral e a auto-estima do povo com campanhas negativas em cima de números manipulados e falsas notícias.

Nem precisa ser a principal manchete para ter conteúdo tendencioso. Sobre o título "Após 10 anos de Luz Para todos, 1 milhão continua sem energia" há o veneno "Erro de cálculo", ou seja, antes de ler o título já se está imputando ao governo federal (Lula/ Dilma) a "incompetência de errar cálculos". A "amostra representativa" da matéria é um acampado em margem de estrada numa ocupação, situação na qual as concessionárias estão impedidas de fornecer energia (lote não regularizado).

Luz Para Todos - eletrodomésticos em % dos lares atendidos
Luz para todos : melhoria de vida para as pessoas
O milhão da manchete se reduz a 257 mil casas sem energia. Nenhuma citação aos 14,9 milhão de pessoas beneficiadas! Destes, 14,4 milhão estão em áreas rurais. A meta até 2009 era atingir 10 milhões de beneficiados, e foi batida com folga, com investimentos de cerca de R$ 20 bilhões. São milhões de geladeiras, TVs, rádios, computadores, máquinas de lavar, bombas hidráulicas e outros equipamentos que entraram na vida de pessoas que viviam na idade média energética. Só que disso a mídia não fala...

O método facínora de atacar um grande projeto no atacado a partir de exemplos do varejo está instalado na mídia e engana muita gente. Uma lavagem cerebral diuturna. A pessoa passa a odiar o Luz para Todos sem saber que milhões de pessoas passaram a poder produzir mais, estudar à noite, ter conforto e qualidade de vida melhor.

Há alguns anos a Globo também elogiou o "milagre" da inclusão energética sem dizer o nome do santo, dizendo que a eletrificação de uma comunidade isolada seria obra de uma concessionária. Mais em :
http://blogdobranquinho.blogspot.com/2011/12/globo-mostra-milagre-de-natal-e-esconde.html
http://blogdobranquinho.blogspot.com/2012/06/brasil-avanca-na-inclusao-energetica.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário