quarta-feira, 27 de maio de 2009

CPI da Petrobrás : enterro do PSDB?

Vi na Globonews (Entre Aspas) há poucos dias o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, ser esculachado pelo senador Aloisio Mercadante, numa entrevista sobre a CPI da Petrobrás. Guerra começou na defensiva, dizendo que o PSDB só queria o melhor para a Petrobrás, que não queriam travar nada, etc e tal. Mercadante partiu para cima com tanta argumentação que o deixou mais ainda na defensiva.

Penso no motivo do PSDB ter entrado nessa furada. O genro de FHC foi presidente da Petrobrás, no tempo em que estavam dilapidando tudo, vendendo o país a preço de banana, e até quiseram mudar para PETROBRAX o nome da empresa, melhorando a pronúncia para os estrangeiros.

O governo botou para defendê-lo na CPI nada menos que o atual presidente da Petrobrás, Sérgio Grabrieli, o anterior, Dutra, e a ministra Dilma. Todos conhecem muito da área, são muito preparados e devem ter pastas e mais pastas de documentos com fatos e atos de gestões anteriores. Some-se isso ao fato do presidente e relator da CPI serem indicados pelo governo, e poderemos ter uma ampla investigação da era FHC na Petrobrás e até mais além, pegando até uma rebarba para o DEM.

O PSDB foi na onda do DEMo e do PMDB e pode se sair muito mal se houver acordo entre o PMDB e Lula, e a base aliada focar a investigação no período FHC. Outra derrota para a direita foi que conseguiram fazer o governo usar do seu controle sobre o movimento social para botar o bloco na rua na forma de manifestações contra a CPI. Chávez faz isso há muito tempo e passa o trator na oposição para conseguir reformas. O governo pode enterrar a CPI, o PSDB e ainda gostar da idéia de mobilizar as massas para aprovar reformas no congresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário