segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Temporada medíocre tem time de terceira campeão

O futebol brasileiro nunca esteve tão em baixa, a julgar pelas atuações do Brasileirão 2012. Contribuem para essa mediocridade a politicagem nos clubes, o mau uso de bons jogadores que já não encontram tanta facilidade de absorção no futebol de outros países, a elevada idade e a perda de identidade das torcidas com os times onde não há estádios por conta de obras para a Copa. Campeonato recordista em placares 0 x 0  e de uma das piores médias históricas de gols por partida.

 Em meio a tantos erros, problemas e baixa qualidade, o Fred Futebol Clube, que mostrou mais regularidade, chegou ao campeonato por antecipação. Time que afundou à terceira divisão e retornou à primeira por cartolagem, é bom que se lembre desse fato vergonhoso que tira o brilho da conquista. Um título que resume o campeonato.

A tabela do campeonato após a 35a rodada mostra que esforços grandiosos foram perdidos e equipes desastrosas saíram no lucro. Enquanto Botafogo, Vasco e Fluminense disputavam o G4, o Flamengo se arrastou em crises sucessivas e beirou a zona de rebaixamento, e agora está em 9o lugar, indo para a Copa Sul Americana junto com sofredores e chorões. Adriano surfou na Gávea, criou expectativa, mas não jogou e agora diz que também não jogará mais. A perda do Maracanã forçou a nação rubro-negra a frequentar estádios de times de várzea, o que desestimulou mais ainda a combalida equipe. No final, ainda saiu no lucro. E ainda pode fazer a felicidade do Corínthians mandando "os porco" para a segunda divisão no próximo jogo.

Ainda sujeitos ao alcance matemático pelo melhor colocado da zona de rebaixamento estão o Santos, Náutico, Coritiba, Portuguesa e Bahia, faltando apenas 3 jogos para o fim do campeonato. Figueirense e Atlético Goianiense já foram para a cova. Na outra ponta da tabela a disputa será pelo vice-campeonato, que não vale nada a não ser para o Vasco, que não tem mais chances matemáticas de conquistar esse título.  São Paulo, Botafogo, Vasco e Internacional ainda disputam as últimas duas vagas para a Libertadores, que já tem garantidos o Fluminense, Grêmio e Atlético Mineiro e o Corínthians, que vai à final do mundial interclubes em dezembro e já tem vaga garantida para o ano que vem. . Todos os times que nunca foram rebaixados (Flamengo, São Paulo, Internacional, Santos e Cruzeiro) podem terminar 2012 classificados para a Copa Sul Americana.

PS: trecho corrigido a partir de comentário sobre a situação do Corínthians. 

2 comentários:

  1. Uma correção: Corinthians como atual campeão da Libertadores não está brigando por uma vaga não. Ele tem vaga garantida para o ano que vem e está só treinando para a disputa do mundial de clubes, mês que vem, no Japão.
    Carlim58

    ResponderExcluir