quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

YOUTROUXA 0120 : "Pode beber a água da torneira que é potável"

Filtros de carvão ativado usado e novo
Há cidades no mundo que até incentivam o uso de água da torneira garantindo sua qualidade. Nova Iorque é uma delas. Tem campanha contra o uso de água mineral por conta da poluição por recipientes plásticos, e espalhou bebedouros públicos. Noutras há fontes nas praças com qualidade também assegurada. Fora os hotéis onde se encontra no banheiro a placa "drinkable water" ou coisa parecida. Isso é regra geral?

Não. É só ver a figura. Comprei uma casa antiga com instalações em ferro galvanizado, pelo menos até o ramal da cozinha. O do banheiro é em chumbo, mas há casas onde é chumbo em tudo. Assim que comecei a usar a casa tive problemas de escassez. Fui até a caixa d'água e vi o circo de horrores: a entrada da água que vem do hidrômetro da CEDAE estava apenas gotejando de tanta ferrugem no tubo. A bóia toda enferrujada. E a caixa? Em amianto, material hoje condenado, cuja tampa não se podia retirar porque o madeiramento do telhado foi feito depois. As saídas em aço galvanizado também enferrujadas, mas ainda com alguma vazão.

Troquei toda a tubulação de entrada, limpei a caixa d'água e a impermeabilizei com tinta especial para pintura de reservatórios e a água passou a chegar perfeita. Mandei uma carga de cloro para desinfetar as tubulações e torneiras e troquei o filtro existente por uma talha de barro com velas de cerâmica, que em pouco tampo adquiriam coloração amarelada e tinham que ser trocadas. Mudei para carvão ativado, como na foto. Em alguns meses o filtro praticamente entupiu.

Qual é então a realidade? A concessionária espelha na sua conta de consumo que a água foi testada, obedece a parâmetros de potabilidade, etc. Chega agora até a caixa com tais requisitos. Daí para a frente carreia ferro da tubulação. Isso é na minha casa e na maioria dos prédios residenciais e casas com mais de 40 anos, ou seja, quem nunca trocou toda a tubulação passa por isso. E mesmo o condomínio fazendo lavagens periódicas da caixa e cisterna, nada se pode dizer da tubulação de entrada. Se o prédio for antigo tem tudo para apresentar os problemas relatados aqui.

Afinal, bebe-se água de torneira? Pode até ser potável, em prédios novos com a qualidade garantida em toda a instalação (tubos de PVC, caixas e cisternas lavadas com desinfecção de tubulações, etc), o que é raro. Pequenas quantidades de ferro no organismo não são problema, mas pode ter mais coisas. No geral, se o prédio for mais antigo, só do filtro mesmo. Quanto ao meu caso vou usar o filtro de carvão ativado como pré-filtro e depois botar a água na talha de barro com filtros cerâmicos enquanto não trocar toda a tubulação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário