quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagão no Brasil : coisa de hackers?

O programa " 60 minutes" da CNN de 11 de agosto passado levantou a possibilidade dos dois apagões anteriores no Brasil terem sido obra de hackers, que teriam invadido os computadores do sistema de controle elétrico e forçado o desligamento de importantes trechos. A matéria da revista especializada Wired de 7/11 fala em tentativa de extorsão pelos hackers, e que o governo brasileiro teria negado tudo, atribuindo os problemas a causas atmosféricas ou falhas de peças das instalações.

O apagão de ontem foi gravíssimo e o governo brasileiro atribui a problemas climáticos a interrupção de Itaipu que paralisou diversos estados e prejudicou 10 milhões de pessoas. Pode ter sido, mas a possibilidade de um ciber-ataque não pode ser descartada, já que sistemas de controle sem a devida segurança podem ser manipulados para sair dos parâmetros normais de operação e causar desastres. Tratei do assunto no blog há alguns meses (http://blogdobranquinho.blogspot.com/2009/07/ciberterrorismo-ameaca-real-no-ambiente.html). Empresas vítimas de hackers normalmente negam os ataques para não exporem suas fragilidades.

Um comentário:

  1. Isso sem falar que os funcionários da Informática de Furnas, os mesmos que cuidam dos sistemas de controle das linhas de transmissão, terem sido demitidos no início da semana, com uma frase jocosa no seu contracheque. Será que algum deles não tinha acesso a sistemas de controle que poderiam deruubar uma subestação, e aí as outras caíram em efeito dominó? Veja mais detalhes em http://www.decisionreport.com.br/publique/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=5505&sid=31&tpl=printerview

    ResponderExcluir