domingo, 8 de novembro de 2009

Londres : Chelsea x Manchester



Soube que o jogão de futebol Chelsea x Manchester iria acontecer a umas 8 quadras do meu hotel, no estádio do Chelsea, mas os ingressos já estavam esgotados. Aproveitei o clima para botar o Manto Sagrado, também conhecido como camisa do Flamengo, e tentar ver o jogo em algum "pub", o que não seria difícil porque todos passam jogos de futebol na TV. A novidade foi ver em todos por onde passei plaquetas como "only Chelsea fans", ou seja, torcedor do Manchester não poderia entrar. Até entendo algum receio dos donos dos bares, pois entre os torcedores do Manchester United estão os mau-afamados "hooligans", torcedores organizados que quebram tudo e todos quando o time perde, ganha ou empata.

Nunca vi esse tipo de discriminação no Brasil. Perto do Maracanã, no Rio, os bares passam os jogos com quaisquer torcidas presentes, inclusive caracterizadas com camisas e bandeiras. Apesar de não ter problemas para entrar com a camisa do Mengão, achei o clima fanático demais e dei um passeio por outros lugares, chegando ao estádio faltando poucos minutos para o fim do jogo, quando o Chelsea vencia por 1 x 0. Não entrei, mas o que vi por fora agradou muito, em termos de qualidade da construção, das medidas de segurança dos acessos, etc. Até aqui achava que o Engenhão, no Rio, construído para o Pan de 2007, fosse ruim de localização por não ter praticamente onde estacionar. O do Chelsea fica num bairro residencial, praticamente sem acessos largos, o que provocou um enorme engarrafamento.

Por coincidência, conversava com uma pessoa que vendia bandeiras que me mostrou, do outro lado da Fulham St, bem em frente ao estádio, o Café Brazil, que é da paulista Joana, radicada em Londres há muito tempo. Pequeno e agradável é um dos pontos de convergência de brasileiros em visita à cidade. Fiquei por lá um tempo depois que o jogo acabou para ver o comportamento dos torcedores e acompanhar a saída da galera do Manchester. Tudo foi tranquilo, garantido por um aparato policial muito forte.

Chegando ao hotel vi na internet que o nosso heróico Fluminense venceu o Palmeiras, que parece cachorro morto neste final de Brasileirão. Ou seria porco morto? Essa ajuda tricolor, mais a vitória do Urubu por 3 x 1 sobre o Galo, em pleno galinheiro mineiro, colocou o Flamengo em terceiro, atrás do São Paulo e do Palmeiras, respectivamente com 59, 58 e 57 pontos. Deixaram o Mengão chegar, agora têm que aturar. Por aqui só quem não deve gostar muito do Flamengo é a torcida do Liverpool, que foi nosso vice no campeonato mundial em 1981.

Nenhum comentário:

Postar um comentário