quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Ressaca de viagem

Algumas pessoas sentem o chamado "jet lag", um mal-estar por viajar vários fusos horários rapidamente. De Londres para Brasília até que o fuso era de apenas 2 horas, mas a sensação de ressaca ficou por causa do tamanho do dia. Lá o sol estava nascendo quase às 9h, e se punha pouco depois das 3 da tarde. Oito da manhã e 4 da tarde era noite fechada. Imagino que no inverno o dia deles dure das 9:30h às 15:00h. Ao chegar a Brasília, onde no horário de verão anoitece quase às 8 da noite e calor é de quase 30 graus, o organismo se desorganiza todo.

Trouxe na bagagem 10 kg de papelada e muito poucas compras, porque por lá está tudo muito caro para os nossos padrões brasileiros. Em Londres alguns produtos eletrônicos ainda valem a pena, tipo HD externo de 1 Tb, a 70 libras (R$ 210), alguns whiskies de puro malte e perfumes franceses, no free-shop. Em Paris tudo está caro, inclusive os perfumes. Em Zurich, na Suíça, o free-shop tem perfumes mais baratos que em Paris, mas mais caros que em Londres. Exemplo: um vidro de CK Be 200 ml está por 37 euros, enquanto na Galeries Laffayette, em Paris, está por 64,5 euros, e no free-shop de Heathrow por 27 libras, o que dá uns 30 euros. Os chocolates Lindt, fabricados na Suíça, estão com os melhores preços no free-shop do aeroporto de Tegel, em Berlim.

Os 10 kg de papelada foram obtidos em todos os locais onde passamos, e servirão de matéria-prima para vários posts de dicas que farei por bastante tempo. Tenho quase 6000 fotos e filmes para organizar e divulgar. A viagem foi extremamente intensa, com poucas horas de sono por dia, muita movimentação a pé e por todos os meios de transporte, enfim, estou exausto e precisaria de uns dias de descanso para recuperar o corpo. Esse negócio de viajar para descansar não se aplica a lugares caros, onde o que vale a pena é aproveitar tudo ao máximo, e trazer lembranças e experiências que ficam para sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário