sábado, 20 de fevereiro de 2010

E-mails : o terrorismo dos boatos, calúnias e mentiras da direita

Mal começou o ano eleitoral e a quantidade de e-mails que recebo de conhecidos que, infelizmente, não param para refletir se o conteúdo é verdadeiro antes de replicarem para suas "mailing lists" é impressionante. Vários por dia, e, às vezes, o mesmo vindo de fontes diferentes. Perco muito tempo procurando se há veracidade nos textos "indignados" de "gente preocupada com o Brasil", às vezes até com a bandeira e hino nacional nas mensagens ou apresentações. No fundo, é terrorismo de uma direita que não se conforma de ficar fora das benesses do poder. É bem o estilo deles.

O desavisado pega essas porcarias geralmente apócrifas e sai mandando sem fazer nenhuma crítica, achando que está contribuindo para a divulgação de boas idéias e fazendo a sua parte na salvação da pátria. Penso que não é à toa que essas mesmas pessoas, via-de-regra, também me passam mensagens com links para virus, pela incapacidade de criticar a malícia de uma mensagem.

O filé dos "spammers" é a crítica com xingamentos a Lula, Dilma e à política em geral, às vezes fazendo o apelo tipo "precisamos fazer algo pelo Brasil", sem dizer o quê. Hoje, no discurso da agora pré-candidata do PT à presidência da república, Dilma Roussef, vi um trecho muito interessante que chamou a atenção até da Globo, que o mostrou no Jornal Hoje após dizer que o programa do PT prevê o "controle da imprensa". Disse Dilma:

"Quem duvidar do vigor da democracia em nosso país que leia, escute ou veja o que dizem livremente as vozes oposicionistas. Mas isso não nos perturba. Preferimos as vozes dessas oposições - ainda quando mentirosas, injustas e caluniosas - ao silêncio das ditaduras.

Como disse o Presidente Lula, a democracia não é a consolidação do silêncio, mas a manifestação de múltiplas vozes. Nela, vai desaparecendo o espaço para que velhos coronéis e senhores tutelem o povo. Este passa a pensar com sua cabeça e a constituir uma nova e verdadeira opinião pública."

A Globo vestiu a carapuça porque o programa do PT prevê o combate à concentração dos meios de comunicação, que nada mais é do que a luta política pelo cumprimento do Art. 220 § 5° da Constituição Federal, que diz:

"§ 5º Os meios de comunicação social não podem, direta ou indiretamente, ser objeto de monopólio ou oligopólio."

Doravante, vou usar essa citação de Dilma para replicar todas as mensagens que a direita vomita na minha caixa de e-mails. Espero que os saudosos da ditadura parem de me mandar esse lixo, de tanto eu mandar o texto da Dilma para eles.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente com vc!
    Também sou alvo desse tipo de calún ias via email
    Gostaria de saber a quem reclamar ou denunciar essas pessoas que repassam inverdades e calúnias?
    Atenciosamente,
    Mariza López

    ResponderExcluir