segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Rio : banheiros públicos de mentirinha


Está na calçada da Rua Uruguaiana, em frente ao Mercado Popular (Camelódromo), um banheiro público de linhas arrojadas, em aço inox, tendo na face exposta para a rua a propaganda alusiva à campanha Rio 2016, que trouxe as Olimpíadas para a cidade, e, do outro lado, uma porta trancada, com botões de controle já arrancados e superfície depredada por cartazes colados, com os dizeres bem escritos "de fábrica", com a mensagem:

"EQUIPAMENTO AGUARDANDO A INSTALAÇÃO DA REDE DE ÁGUA E ESGOTO"

Em suma: o banheiro é de mentirinha, apenas um caro outdoor, que o pessoal do COI (Comitê Olímpico Internacional) deve ter visto passando de carro pela rua, e deve ter ficado achando que era uma coisa séria.

O amadorismo da prefeitura e do governo estadual vai além, com a provável contratação do ex-primeiro-ministro inglês Tony Blair como consultor para captar investimentos para a olimpíada. Logo de cara o pacífico escritor Paulo Coelho, que junto com Lula, Pelé e algumas outras pessoas de forte imagem externa, jogou pesado no lobby junto aos membros do COI para trazer os jogos para o Rio, pegou pesado contra o governo estadual. Coelho passou a esculachar publicamente a tal "consultoria" criticando Blair como assassino, que enganou os ingleses para mandar tropas ao Iraque a mando de Bush, causando a morte de muitos soldados.

Enquanto a cidade não dispuser de sanitários públicos, gratuitos e permanentes, a ação de "caça aos mijões" da Prefeitura do Rio será mais uma peça de pura demagogia. No centro da cidade as pessoas têm que ir a restaurantes, que também inibem o uso dos seus equipamentos, porque não há opção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário