sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

IBOPE : Dilma cresce, Serra cai.

Da matéria abaixo, transcrita do site do PT, duas estatísticas importantes: 5% acham o governo Lula péssimo ou ruim, e 63% querem a continuidade do governo, dentre estes os 29% que querem pequenas mudanças. A subida de Dilma já era esperada, e uma enquete na página do PT tenta explicar o porquê (posição em 19/02/10):

A ministra Dilma vem crescendo nas pesquisas porque...
29% Ela é competente, firme e confiável
21% O povo está feliz e quer continuar a mudança
14% O Brasil vai continuar em boas mãos
37% Ninguém quer de volta os neoliberais do PSDB

Pelo visto, o maior eleitor de Dilma é o PSDB. Quanto mais FHC mostra a cara e se identifica com Serra, mais votos o candidato tucano perde.

----------------------------------------------------------------------------------------------

Pesquisa Ibope divulgada ontem mostra o crescimento da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff. Ela tem 25% das intenções de voto, oito pontos percentuais a mais do que tinha em dezembro do ano passado. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), caiu dois pontos percentuais e agora tem 36% das intenções de voto.

Em terceiro lugar está o deputado Ciro Gomes (PSB) com 11%, seguido da senadora Marina Silva (PV) com 8%. O porcentual de votos brancos e nulos somou 11% e dos que disseram não saber em quem vai votar atingiu 9%.

A pesquisa Ibope também avaliou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para 47% dos entrevistados, a administração de Lula é boa, para 29% é ótima, para 19% é regular, para 3% é péssima e para 2% é ruim.

A mostra indagou ainda o que os eleitores gostariam que o próximo presidente fizesse. Do total de entrevistados, 34% querem a total continuidade do atual governo, 29% querem pequenas mudanças com continuidade, 25% querem a manutenção de apenas alguns programas com muitas mudanças e 10% querem a mudança total do governo do país. Para 78% dos entrevistados, o presidente Lula é confiável, enquanto apenas 18% disseram não confiar no presidente.

A pesquisa foi realizada com 2.002 eleitores em 144 municípios de todo o Brasil. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário