quarta-feira, 10 de março de 2010

DF : Greve de fome é a saída para Arruda

Nos últimos dois dias vi na TV e em jornais daqui de Brasília uma movimentação dos aliados de Arruda pela sua libertação, alegando motivos de saúde, como risco de trombose, depressão, diabetes, etc. Parecendo um médico, o deputado distrital Batista das Cooperativas (PRP) disse temer pela vida do governador preso na Polícia Federal desde antes do carnaval, depois de ter notificado Arruda na cadeia da abertura do processo de "impeachment" à revelia. Como convencer a opinião pública que ele ficará bonzinho, não achacará nem subornará testemunhas, não destruirá provas do Panetone, e fazer o tribunal conceder-lhe o "habeas corpus"?


A grande mídia está dando a deixa, cobrando de Lula um posicionamento sobre a greve de fome de presos em Cuba, que seriam presos políticos e, portanto, alvo de atenções pelas organizações de direitos humanos. Arruda é um governador, preso por meio de ato judicial que sua defesa questiona sob aspecto da falta de aprovação do legislativo geral, que seria, ao seu ver, um ato de força. O fato de convalescer de alguma doença só muda a situação por demandar mais cuidados médicos, que o estado deveria prover a qualquer preso sob sua custódia. No extremo, Arruda deve ser mandado a um hospital sob vigilância.

Imaginem a comoção que os meios de comunicação poderiam fazer com Arruda em greve de fome? Poderiam transformá-lo numa "vítima da ditadura que Lula está implantando no Brasil, no modelo de Chavez e de Cuba, numa pessoa presa injustamente pelo judiciário que também conspira contra ele". As vestais da oposição cairiam de pau em Lula, inclusive gente que colaborou com as torturas e prisões da ditadura. Um homem doente, pai de família, governador da capital, não deveria estar submetido aos péssimos tratos na "masmorra" da Polícia Federal por ser do principal partido de oposição de direita a Lula. Imaginaram que apelo político e sentimental isso não renderia, numa bem orquestrada campanha de mídia? " Lula, o líder mundial, mantém preso político da oposição". Uma bela notícia para um jornal americano ou inglês.

E se ele estivesse no presídio da Papuda, que enquanto governava não teve o cuidado de melhorar as condições de acomodação porque não previu que um dia poderia morar lá? Arruda no meio de um bando de gente que rouba, mata, estupra, mas também são todos injustiçados socialmente? Poderia até liderar uma rebelião, afinal, habilidade para lidar com organização criminosa ele já mostrou que tem. Se até baleia orca, que é naturalmente assassina e recentemente uma delas matou uma pessoa na Flórida, já teve campanha de libertação do cativeiro (lembram-se de "Free Willy"?) , por que não "Free Arruda"?


2 comentários: