sexta-feira, 5 de março de 2010

HOAX - Roraima, a próxima guerra

A Amazônia é um lugar tão fantástico, que as lendas e mitos originalmente indígenas inspiraram gente que não gosta deles a inventar estórias nas páginas da internet Já recebi e-mail de terror como aquele famoso do livro das escolas americanas com o mapa do Brasil sem a Amazônia, aquele do marketing viral que dizia que a empresa Arkhos Biotech queria comprar a Amazônia e hoje recebi pela enésima vez esse que diz que Roraima vai virar estado americano, porque descobriram que lá tem petróleo, etc e tal. Acredito que ainda seja reflexo da derrota dos grileiros-arrozeiros que tiveram que se retirar das terras da União cedidas ao usufruto dos indígenas, a partir de demarcações, e esses não tinham nada de americano, japonês ou francês, era gente bem brasileira, e mal intencionada.


Esse de Roraima vem com aquela bobagem-padrão, que diz que fulano, pessoa séria, profissional da área tal, gente conhecida e de credibilidade, esteve lá e viu isso e aquilo e fez esse relato. Ao final, o nome da pessoa, geralmente com um título de curso superior ou militar, para dar mais credibilidade, e aquele pedido-padrão para, em nome da defesa do Brasil ou de valores nobres, que se espalhe ao vento as baboseiras dos textos, que incautos pegam como válido e verídico e saem repassando irresponsavelmente. Outros desavisados botam em blogs e páginas. O texto reaviva aquela bobagem da pretensa soberania dos índios sobre os territórios, e que os americanos viriam para ajudá-los a se libertar, constituindo um novo país ou estado deles.

No próprio texto há contradições terríveis, como a conversa da suposta autora com uma vendedora num lugar remoto que fala de curdos e iraquianos. A bióloga Mara Silvia, da Universidade de Ribeirão Preto, a quem é atribuído o texto, desmentiu que tenha mandado e que usaram o seu e-mail quando ela repassou o texto para colocá-la indevidamente na autoria. No desmentido, recomenda a leitura do desmonte da farsa em http://www.quatrocantos.com/lendas/145_roraima.htm. Há vários outros textos que desmontam essa farsa, como o deste link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário