quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Greve de PMs : Carnaval x PEC 300

Pelo visto, o movimento grevista da Bahia está articulado com possíveis novas greves no Rio e em São Paulo visando obter conquistas ameaçando a realização do carnaval por falta de segurança. O salário dos PMs da Bahia é o dobro dos policiais do Rio, o que leva a crer que é possível haver paralisação se houver qualquer concessão aos baianos. Enquanto isso, o Congresso enrola a votação da PEC 300, projeto que eleva unifica os salários de PMs e bombeiros acima de R$ 3.000. Os policiais precisam de uma sinalização de avanço na tramitação do projeto para ter expectativa de solução para os baixos salários.

Os policiais baianos queimaram o filme exibindo armas em protestos, usando veículos oficiais para fazer bloqueios, etc. O governo federal , a julgar pelo ministro da Justiça, está com pouca paciência com o movimento. O governador Jacques Wagner está mais tolerante, considerando justa a mobilização e prometendo não haver punições. O impasse continua com a ameaça de prisão de líderes grevistas. Com a descoberta de uma articulação entre os grevistas da Bahia e líderes do RJ e SP para melar o carnaval, pode ser que haja forte repressão para evitar a proliferação do movimento. 

Um comentário:

  1. Agora vai ser repressão. Para quem está acostumado a baixar a borracha nos outros em greve, será, no mínimo, um momento de reflexão. Fica para os políticos o recado: a PEC 300 ainda trará muita instabilidade.

    http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/ba/apos-deixar-assembleia-pms-discutem-continuidade-da-greve-na-bah/n1597620179157.html

    ResponderExcluir