domingo, 5 de fevereiro de 2012

Síria : Resolução da ONU barra intervenção imperialista

Há algum tempo pensei em assinar o JB On Line, para ter uma alternativa ao jornal O Globo no Rio. O JB sempre foi um jornal mais profissional, mas hoje vi uma notícia digna de jornal norte-americano sensacionalista: " Resolução da ONU dá autorização ao regime para matar". Quando se vai à matéria, lá está dito que essa é a opinião da oposição que tenta derrubar o governo sírio. Por que o jornal assumiu essa posição na sua manchete° Erro de título? Alinhamento com a posição norte-americana?

China e Rússia vetaram a resolução que seria unilateral, condenando apenas o governo, sem falar na violência armada da oposição. Em suma: a resolução proporia a entrega do governo à oposição, que tem legitimidade na luta contra o ditador, mas tem o apoio geopolítico dos Estados Unidos e demais países em busca de petróleo.

A visão dos analistas da direita é que China e Rússia não querem abrir precedente para que ninguém intervenha nos seus problemas internos de direitos humanos. A presidente Dilma, em Cuba, disse que os direitos humanos não podem ser instrumento de disputa político-ideológica. Tem razão. A tendência apoiada pelo imperialismo é de colocar os direitos humanos acima das soberanias nacionais. Quando lhes interessa, é claro, porque apoiam ditaduras por todo o mundo mas fazem vistas grossas aos problemas desses regimes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário