quinta-feira, 24 de maio de 2012

Brasil : Amazônia tem fronteiras ainda inexploradas

Com tanto discurso de ameaças na Amazônia, e com tantas décadas de presença militar nas fronteiras, chega a ser surpreendente a informação de hoje do jornal "O Globo" sobre áreas onde pela primeira vez o Exército está chegando. E não é no trecho mais inóspito: fica na tríplice fronteira Brasil / Suriname / Guiana, no norte do Pará.

Encontraram por lá pistas de pouso clandestinas, garimpos ilegais, trilhas para brasileiros trabalharem nas minas nos países vizinhos, tráfico de aves, etc. Isso a menos de 600km de Santarém, 700km de Manaus, 700 de Macapá e 1.000 de Belém. Há uma base militar em Tirios, a uns 200km, mas o caminho até lá é muito difícil, com rios encachoeirados, escarpas, etc. O Exército deve botar uma base por lá, nos próximos meses. Antes tarde que nunca. Quantas outras áreas desconhecidas dessas existirão?

Um comentário:

  1. enfim, áquele projeto do exército dos anos 80, do tempo do Sarney, denominado calha norte, que tb. não deu certo, como muitos do seu Governo, o mais famoso "plano cruzado". Mas parecia um projeto bom,que se implantado efetivamente, viria implantar postos de comando e comunicação por satélite, nessa região de tríplice fronteira, vulnerável de defesa. Mas com a inflação galopante da época faltou recursos.Mas precisa vigiar essa área, se quisermos proteger nossa amazonia, que dizem ser do mundo.A biopirataria corre solta.

    Mário Ap. Firmino
    Func.Púlico
    Campinas

    ResponderExcluir