O que justifica essa covardia selvagem? Não era dessas insanas lutas de torcidas, que marcam hora e local para enfrentamentos em igualdade de condições. Foi um linchamento. O que levou os torcedores vascaínos a isso? A princípio o caso merece o tratamento policial, para que não fique impune. E isso não é só para os vascaínos covardes, mas para todo e qualquer torcedor que ultrapasse o limite da tolerância. No caso do Vasco, há considerações a se fazer no campo da saúde mental.
Por que tomaram a iniciativa de hostilizar um flamenguista "à paisana" no ônibus? Paranóia dele fazer o comentário cruel para a oportunidade, ou seja, falar "vice de novo?". Explosão em reação a anos e anos de bullying da torcida rubro-negra e pelas humilhações no campo esportivo? Tem muita revolta acumulada nas mentes vascaínas. Cada vez mais assumem o papel de "loucos" pelo time, a exemplo da Fiel corintiana, que aguentou 21 anos sem ver títulos.
Para ilustrar a necessidade de análise psicológica dos vascaínos, fotografei a capa do jornal "O Meu Vascão" desta semana, que circula no Rio de Janeiro. No topo, eles se declaram "Tribuna de Resistência do Verdadeiro Time do Povo". A palavra "resistência" presume a existência de alguma forma de opressão. De quem? Mania de perseguição? E o "Verdadeiro Time do Povo"? Seria uma espécie de auto-nomeação como salvadores dos oprimidos ou pura esquizofrenia, já que pelo menos o Flamengo e o Botafogo têm torcida em todas as camadas sociais, principalmente nas mais populares.
Aí vem a matéria principal : "Apenas 10 jogos separam o Vasco do título mundial". Parece que o time vai cumprir tabela até receber a taça em Tóquio, e nada mais irá impedir isso. Seriam ungidos? Megalomania ou esquizofrenia?
No subtítulo a demência fica patente : "Uma conquista inédita para o futebol carioca". Qualquer poste ou tampão voador da Light no Rio sabe que o Flamengo foi campeão mundial interclubes em 1981, e que comemorou os 30 anos dessa conquista no final do ano passado. Os vascaínos, mais até que os flamenguistas, porque sabem tudo o que se passa no time rival, não poderiam desconhecer esse fato. Conquista inédita é vice-campeão mundial e campeão da segundona do Brasileirão, títulos que o Vasco "ostenta" com orgulho. Que perda de memória profunda foi essa? Médico é para essas coisas.
E tem mais: em letras menores, outra "notícia": "Na Europa, Barcelona amarela feio ao saber do risco de encarar o time do mito Dedé no Japão". Desde quando o Barcelona ouviu falar no Vasco? E de Dedé? Megalomania, esquizofrenia ou tudo junto?
Não acabou: logo abaixo, uma outra notícia digna de apreciação por junta psiquiátrica: "Dois times de nível médio disputam o estadual". Estariam se referindo à final do estadual do Rio, entre Fluminense e Botafogo, dois times que, assim como o Vasco, já desceram às profundas da segunda divisão? No Rio só há um clube que foi campeão mundial, sempre foi da primeira divisão e que acaba de completar 100 anos de futebol, com a maior torcida do mundo. Não precisaria dizer que time é esse, mas antes que os vascaínos achem que é o deles, digo logo que só o Mengão ostenta toda essa história.
Sou muuuito Flamenguista mais não gostei do texto nao. Não leve em concideração, é apenas minha opinião!
ResponderExcluirS.R