sábado, 5 de maio de 2012

Vascaínos : Caso de polícia ou psiquiatra?

Hoje morreu o torcedor do Flamengo Bruno Saturnino, de 31 anos, linchado por membros de uma torcida organizada do Vasco no último domingo. Bruno vinha no ônibus que recolheu dez torcedores do Vasco que saíam do Estádio do Engenhão depois da derrota para o Botafogo, que rendeu mais um vice-campeonato ao time de São Januário. Reconhecendo, mesmo sem camisa de time, o torcedor flamenguista, começaram a intimidá-lo. Bruno não reagiu e teve que sair do ônibus pela janela para escapar ao cerco violento. Correu mais de 300 m com a horda vascaína ensandecida atrás dele. Foi brutalmente espancado, principalmente na cabeça, e veio a falecer hoje de parada cardíaca, deixando filha de 3 anos. Era pintor.

O que justifica essa covardia selvagem? Não era dessas insanas lutas de torcidas, que marcam hora e local para enfrentamentos em igualdade de condições. Foi um linchamento. O que levou os torcedores vascaínos a isso? A princípio o caso merece o tratamento policial, para que não fique impune. E isso não é só para os vascaínos covardes, mas para todo e qualquer torcedor que ultrapasse o limite da tolerância. No caso do Vasco, há considerações a se fazer no campo da saúde mental.

Por que tomaram a iniciativa de hostilizar um flamenguista "à paisana" no ônibus? Paranóia dele fazer o comentário cruel para a oportunidade, ou seja, falar "vice de novo?". Explosão em reação a anos e anos de bullying da torcida rubro-negra e pelas humilhações no campo esportivo? Tem muita revolta acumulada nas mentes vascaínas. Cada vez mais assumem o papel de "loucos" pelo time, a exemplo da Fiel corintiana, que aguentou 21 anos sem ver títulos.

Para ilustrar a necessidade de análise psicológica dos vascaínos, fotografei a capa do jornal "O Meu Vascão" desta semana, que circula no Rio de Janeiro. No topo, eles se declaram "Tribuna de Resistência do Verdadeiro Time do Povo". A palavra "resistência" presume a existência de alguma forma de opressão. De quem? Mania de perseguição? E o "Verdadeiro Time do Povo"? Seria uma espécie de auto-nomeação como salvadores dos oprimidos ou pura esquizofrenia, já que pelo menos o Flamengo e o Botafogo têm torcida em todas as camadas sociais, principalmente nas mais populares.

Aí vem a matéria principal : "Apenas 10 jogos separam o Vasco do título mundial". Parece que o time vai cumprir tabela até receber a taça em Tóquio, e nada mais irá impedir isso. Seriam ungidos? Megalomania ou esquizofrenia?

No subtítulo a demência fica patente : "Uma conquista inédita para o futebol carioca". Qualquer poste ou tampão voador da Light no Rio sabe que o Flamengo foi campeão mundial interclubes em 1981, e que comemorou os 30 anos dessa conquista no final do ano passado. Os vascaínos, mais até que os flamenguistas, porque sabem tudo o que se passa no time rival, não poderiam desconhecer esse fato. Conquista inédita é vice-campeão mundial e campeão da segundona do Brasileirão, títulos que o Vasco "ostenta" com orgulho. Que perda de memória profunda foi essa? Médico é para essas coisas.

E tem mais: em letras menores, outra "notícia": "Na Europa, Barcelona amarela feio ao saber do risco de encarar o time do mito Dedé no Japão". Desde quando o Barcelona ouviu falar no Vasco? E de Dedé? Megalomania, esquizofrenia ou tudo junto?

Não acabou: logo abaixo, uma outra notícia digna de apreciação por junta psiquiátrica: "Dois times de nível médio disputam o estadual". Estariam se referindo à final do estadual do Rio, entre Fluminense e Botafogo, dois times que, assim como o Vasco, já desceram às profundas da segunda divisão? No Rio só há um clube que foi campeão mundial, sempre foi da primeira divisão e que acaba de completar 100 anos de futebol, com a maior torcida do mundo. Não precisaria dizer que time é esse, mas antes que os vascaínos achem que é o deles, digo logo que só o Mengão ostenta toda essa história.

Um comentário:

  1. Sou muuuito Flamenguista mais não gostei do texto nao. Não leve em concideração, é apenas minha opinião!
    S.R

    ResponderExcluir