segunda-feira, 28 de maio de 2012

ENEM 2012 : Abertas as inscrições

Quem quiser concorrer a uma vaga nas universidades federais que estão no ENEM deve fazer sua inscrição de hoje até o dia 15 de junho pelo site do INEP. Segundo o site, estão automaticamente isentos do pagamento da taxa de R$ 35 os alunos matriculados no último ano (concluintes) do ensino médio em instituições federais, estaduais e municipais de ensino. Mediante declaração de carência, os demais participantes poderão requerer a isenção ao INEP.

As instruções para o concurso estão no Manual ENEM Passo a Passo. As provas serão em 3 e 4 de novembro, com o resultado divulgado em 28 de dezembro. Quem é maior de idade e não tem o segundo grau completo pode fazer a prova para obter a certificação do segundo grau, desde que obtenha a pontuação necessária.

Vamos ver se desta vez não acontecem as falhas dos anos anteriores, que ganharam enorme repercussão porque o formato do ENEM contraria muitos interesses. Qualquer erro no processo vira um escarcéu na mídia, que combate o certame por ser democrático ao permitir que estudantes de escolas públicas tenham, com uma única inscrição isenta de pagamento, a oportunidade de concorrer às melhores universidades do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário