quinta-feira, 7 de março de 2013

Coréia do Norte : O rato que ruge

Hoje o Conselho de Segurança da ONU baixou por unanimidade novas sanções contra o regime da Coréia do Norte por conta de mais um teste nuclear. O governo de Pyongyang, pela primeira vez, falou em romper o armistício que desde 1953 mantém as duas Coréias em estado de guerra, mas sem novos enfrentamentos. E ameaça de ataque nuclear aos Estados Unidos.

A Coréia do Norte tem um exército imenso e poder nuclear, e depende em tudo da China, que votou pelas sanções. Até em comida e energia. Investidores chineses já fazem projetos na Coréia do Norte. Se a China quiser tira da tomada o país vizinho, corta o combustível e deixa todo mundo com fome.

Claro que não se deve desconsiderar a insânia de um regime estalinista que inventou o "comunismo hereditário", bizarro. Está mais parecendo a comédia cinematográfica "O rato que ruge" , de 1959, estrelado por Peter Sellers, que conta a história de um pequeno país falido que resolve declarar guerra aos Estados Unidos para perder, ser invadido e incorporado ao inimigo, que teria que gastar dinheiro para reerguê-lo. Por uma trapalhada uma bomba nuclear cai nas mãos deles, que vão até Nova Iorque com o artefato, e os Estados Unidos acabam se rendendo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário