sábado, 9 de março de 2013

Viagem : Do Rio a Arraial do Cabo pela Amaral Peixoto

Resolvi postar essa viagem porque ninguém de sã consciência escolhe esse caminho hoje em dia. Há 30 anos não tinha jeito, mas hoje tem a alternativa da Via Lagos, que é pedagiada. Mesmo assim a RJ 106, estrada Amaral Peixoto, ainda tem seus encantos e passa em lugares interessantes. O mais interessante é que hoje ainda tem os mesmos problemas de tráfego do passado, pois pouco foi feito para melhorá-la. Outra coisa a considerar no post é que o tráfego foi totalmente normal, sem acidentes que causassem engarrafamento, horários de pico ou movimento de turistas de fim de semana.

Considerando o momento zero da viagem a entrada na Ponte Rio - Niterói, em 10 minutos chegamos à descida da Alameda São Boaventura, em Niterói. 20 minutos depois, chegamos à subida no final da Alameda. Com 40 minutos estávamos em Tribobó, onde há a derivação de quem vai para o norte fluminense (Campos, Macaé) ou para o litoral (Maricá, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Cabo Frio). Mais meia hora passamos pela entrada de Maricá (Km , ou seja, uma hora e 10 minutos desde a ponte.

A Serra de Ponta Negra tem paisagens rurais belas e trânsito horroroso, sempre. Basta ter um ônibus para se formar uma lenta fila. Descendo a serra há trechos retos onde é possível a ultrapassagem, até o km 70 - Bacaxá - entrada de Saquarema, onde chegamos com 1:50h de viagem. A partir daí o tráfego é lento, não só pela pista estreita em mão-dupla e sem acostamento, mas pela conurbação de diversas áreas residenciais, onde há quebra-molas e radares limitando a velocidade a 50 km/h.

 

Com 2:20h passamos por Araruama, onde a paisagem dos lagos começa a acompanhar a estrada. Por volta do Km 120 da estrada chegamos a S. Pedro da Aldeia (2:40 h de viagem), e no Km 150 entramos em Cabo Frio (3:10h). Dez minutos depois, passando por fora da cidade, chegamos ao portal de entrada de Arraial do Cabo, totalizando 160 kim desde a entrada da ponte. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário