quarta-feira, 13 de março de 2013

HOAX ou FANOAPÁ? Pastor Marco Feliciano e a Jesuscracia

Imagem que circula na internet e pode ser uma farsa para disseminar intolerância
Circula na internet essa ilustração atribuída aos partidos PRB, PSC e várias igrejas evangélicas, pregando uma constituição cristâ e criando o termo "JESUSCRACIA". Vi isso na Internet, com 3 mil compartilhamentos e comentários raivosos tanto da parte dos cristãos como dos que lutam para tirar o pastor Marco Feliciano da presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, acusado de homofobia e racismo.

Longe de mim, ateu, ficar defendendo qualquer lado nessa briga. Meu interesse é apenas em impedir que uma pessoa que acha negros amaldiçoados e homossexuais coisa diabólica esteja à frente de uma comissão para a qual a tolerância é requisito fundamental. E também, claro, defender o estado laico.

O site do pastor tem como lema "por um governo dos justos", não fala em "jesuscracia" nem tem a tal peça "vencemos". Ele aproveita o episódio da sua rejeição para pedir o apoio dos fiéis. Olhei na página do pastor, da sua igreja, do PSC, do PRB, da Universal e não vi nada disso.

No histórico do PSC, partido do pastor-deputado, encontramos princípios que impedem esse tipo de nota, assim como a homofobia e o racismo: " O Cristianismo, mais do que uma religião, representa para o PSC um estado de espírito que não segrega, não exclui nem discrimina. Aceita a todos, independentemente de credo, cor, raça, ideologia, sexo, condição social, política, econômica ou financeira."

No título do post coloquei uma dúvida, se isso seria uma farsa de internet, mas deixei 1% de dúvida para a Falta de Noção que Assola o País (Fanoapá), capaz de realmente fazer esse tipo de coisa como algo natural, sem problemas. Tanto o PRB como o PSC não são partidos evangélicos, havendo diversidade, daí ser improvável que assinassem tal documento.

Igualmente difícill é que igrejas extremamente concorrentes no mercado da fé se juntem para comemorar que um dos seus venha a ganhar notoriedade acima dos demais. Acho que é falso, mas tudo é possível diante de coisas que vejo nos programas de TV dessas igrejas.

Sendo falso, por uma questão de justiça, acho uma grande picaretagem esse tipo de propaganda caluniosa, seja contra quem for.  Se a gente não combate isso amanhã fazem contra nós mesmos, seja contra quem for, mesmo que intolerantes em relação às nossas convicções.

5 comentários:

  1. Com o tanto de coisas que eu vi sendo compartilhadas como se o Marco Feliciano tivesse dito sem fonte nem nada, algumas nitidamente bullshitosas, eu acho que é um passo pequeno ele passar de algoz a vítima.

    Ele é um cara odiável? É. Ele deveria estar presidindo a CDHM? Não mesmo. A gente deve calar essa insatisfação? Nunquinha.

    Porém, ficar inventando boato e dizendo que ele não deve presidir a CDHM porque ele é evangélico é um tiro no pé descabido!

    ResponderExcluir
  2. cara, parabéns. adorei o seu posicionamento. numa selva de ataques a todo mundo, é um alívio ver alguém sensato como vc, que se diz ateu, defendendo o equilíbrio e que não se façam ataques infundados a "outros times". obrigado. (eu tb não sou religioso)

    ResponderExcluir
  3. Cheguei ao seu blog pesquisando sobre a veridicidade do banner, pois também fiquei bastante desconfiado. Esse tipo de reação é o que mais me preocupa com relação a postura radical que as igrejas evangélicas vem tomando. Tenho medo de uma reação errada e igualmente radical que os fortaleça ainda mais, ainda confio na serenidade do diálogo e a correta interpretação da constituição. De qualquer forma não temos um futuro fácil pela frente.

    ResponderExcluir
  4. 1. O cartaz tá com uma diagramação completamente amadora, feita em casa
    2. O vocabulário é típico do pessoal que curte tirar onda com os evangélicos (vide Blog da Cleycianne)
    3. Difícil você achar que essas igrejas todas iam assinar alguma coisa juntas, não acha? ;)

    É o que penso! Mas não deixa de ser um sintoma de que essas coisas estão cada vez mais prováveis...

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Isso é um Hoax.

    Esse termo NÃO EXISTE, isso é Falso.
    Eu sou assembleiano e posso te garantir que as Assembléias de Deus não tem nada haver com isso.
    E mesmo que fosse verdade seria muito dificil haver ligação entre essas igrejas.
    A CGADB e a CONAMAD que são as convenções assembleianas não tem contato nenhum com a IURd,Mundial, graça...fora que essas três são neo-pentecostais nada haver com os assembleianos.
    Na boa, essa "guerra" entre o Feliciano e os ativistas já esta beirando o ridiculo.
    É uma pena ver pessoas mal intencionadas querendo manchar o nome de instituições centenárias por conta de brigas politicas.

    Um dia desses fizeram um perfil falso no facebook do Marcos Feliciano.
    Ou seja, quem soltou esse banner sobre "jessuscracia" deve ser a mesma pessoa que fez o facebook falso do Feliciano.

    Pior que teve gente que acreditou nisso...Até o arregão do Cauê Moura caiu nessa pegadinha.aff

    O PSC e o proprio Feliciano já falaram sobre esse hoax.
    Veja nos links abaixo.

    http://www.redebrasilatual.com.br/temas/politica/2013/03/partidos-negam-responsabilidade-por-cartaz-que-pede-jesuscracia-no-brasil
    http://noticiasgospel.guiadoplaneta.com/pastor-marco-feliciano-fica-indignado-com-perfil-falso-no-facebook/

    Pensador Cristão/RJ

    ResponderExcluir