segunda-feira, 2 de junho de 2014

FANOAPÁ 0068 : Estatística aplicada a ignorantes

Perfil "Admiradores da Sheherazade" no Facebook
A Falta de Noção que Assola o País (FANOAPÁ) engorda com gráficos e estatísticas passadas pelas redes sociais para "provar" "fatos" ou "tendências". Os sem-noção acham tudo bonito, repassam nas redes sociais, sem sequer entender o que estão fazendo, e acham tudo lindo. O importante é esculachar o governo, repassar sem piedade, etc.

Vamos a mais um caso. Um site (http://sbt-canal.blogspot.com.br/), que não existe mais,  apresentou uma "pesquisa de opinião eleitoral" atribuída à emissora  SBT onde Aécio Neves ganha disparado, ficando Dilma Roussef em terceiro lugar. Outra "pesquisa" atribuída ao Ibope postada no lixão "Admiradores da Sheherazade" chega a ser bisonha como mostra a foto e explico adiante.

A figura do Admiradores Sheherazade questiona a pesquisa do Ibope que mostra Dilma na frente da corrida eleitoral. Aliás, todas as que foram regularmente registradas nos tribunais eleitorais, como manda a lei, registram o mesmo resultado com Aécio em segundo e Eduardo Campos em terceiro, variando os percentuais, e critica o fato do Ibope ter ouvido 2.000  pessoas como se fosse pouco para captar a verdade.

Do site falso SBT-Canal, tirado do ar 
Por que os institutos de pesquisa trabalham como números na faixa dos 2 a 4 mil entrevistados? Porque usam a ciência estatística, que consegue obter com certa margem de erro uma informação de uma população sem ter que perguntar a todos, usando uma amostra, ou seja, uma parte da população que seja representativa. Como assim? Se tenho "X"% de mulheres no Brasil, "Y"% de eleitores no Nordeste, "Z"% com renda abaixo de "N" salários mínimos, "K"% de jovens, isso tem que aparecer nos dados coletados para que a amostra corresponda, numa escala menor, ao conjunto dos eleitores. Os pesquisadores coletam mais que o número de dados efetivamente considerados para que se faça aleatoriamente a composição desse perfil.

Contraditoriamente afirma-se que "aqui não conta voto do bolsa-família nem daqueles que não têm internet nem rede social", ou seja, limita a pesquisa a quem tem mais dinheiro, que é uma minoria na sociedade. E em tese vê o SBT, outra minoria. E tem mais: "Dilma em terceiro lugar brigando com Denise do PEN". Quem lê isso acha que estão ali por diferença de décimos. Nada disso. Na "pesquisa com 152 mil amostras" Dilma tem 12,63% e Denise apenas 5,8%.

Aí o esperto resolve fazer uma pesquisa num estádio dentro de uma certa torcida perguntando "qual é o melhor time do universo?" . Ou numa igreja católica perguntando "você é favorável ao aborto?". Ou na igreja do pastor Feliciano: "você é a favor do casamento gay"? Ou entre leitores da VEJA, do Globo, pessoas que curtem a Sheherazade perguntando: "você é a favor do Bolsa-Família?". As respostas são óbvias, e esse tipo de "pesquisa" só pode ser aceito por absolutos sem noção. Se a "amostra" já é viciada, manipulação é dizer que "em pesquisa o povo brasileiro disse que é contra o aborto, o casamento gay, o time X é o melhor e a grande maioria é contra o bolsa-família".

Aqui no Blog fiz uma pesquisa que mostrou que somente pessoas inteligentes conseguem ler os posts do início ao fim e entender tudo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário