quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Rio : Vila Olímpica de Vila Isabel abandonada



No Pan-Americano de 2007 diversos investimentos foram feitos pela cidade do Rio de Janeiro a título de incentivar o esporte amador. Entre esses estava a Vila Olímpica de Vila Isabel, do programa Brasil No Esporte de Alto Rendimento, do governo federal, onde teriam sido investidos R$ 4.410.011,38 pelo Ministério das Cidades, via Caixa Econômica Federal. Na época, a prefeitura estava nas mãos de Cesar Maia (DEMO).

O que o matagal existente no local permite ver é uma pequena quadra poliesportiva, cercada por uma pista de atletismo. Muito pouca obra para os mais de R$ 4 milhões que se diz ter gastado ali, e o que tem está se perdendo por falta de manutenção da prefeitura. Até para fotografar fica sinistro, já que o local é dominado por traficantes, usuários e simpatizantes. Entrei rapidinho e saí mais rápido ainda para tirar essas fotos. O que deveria ser um belo lago está tomado por sujeira, e é um enorme foco de mosquitos.

Esse parque é o antigo Jardim Zoológico, aquele criado pelo Barão de Drumond que inventou o jogo do bicho para arrecadar recursos para a sua manutenção. Fica na base do Morro de São João e do Morro do Macaco, áreas tomadas por facções criminosas que em recente conflito com a polícia derrubaram um helicóptero. Parece que as autoridades têm medo de andar por lá...

3 comentários:

  1. AGORA EPOCA DE ELEITÇÃO VOLTARAM A CONSTRUÇÃO, MAIS CADE 4 MILHÕES DE REAIS INVESTIDOS NO PROJETO???????????????????
    RIO,13 ABRIL DE 2010.

    ResponderExcluir
  2. SOU PROFESSORA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO E DESDE 2008 AGUARDO A REMOÇÃO, JÁ PUBLICADA EM DIÁRIO OFICIAL, PARA A VILA OLÍMPICA DE VILA ISABEL. CREIO QUE VOU ME APOSENTAR E A REMOÇÃO NÃO SE CONCRETIZA. ANA CONDE

    ResponderExcluir
  3. Pode ser que agora, com as UPPs do Morro dos Macacos e do São João, o tráfico deixe a área e alguém tome providências para dar vida saudável à Vila Olímpica. A presença do poder público tem que se estender até lá, para permitir o fomento aos esportes.

    ResponderExcluir