sábado, 26 de fevereiro de 2011

Rio : Museu do Banco do Brasil


Nos andares superiores do CCBB do Rio há exposições permanentes muito interessantes de moedas e das salas ocupadas pela presidência do Banco do Brasil.


Destaco a área de moedas históricas, onde encontramos coleções completas dos meios de pagamento usados no Brasil, dinheiro estrangeiro de todos os lugares do mundo, cofrinhos, porta-moedas, e até a tradicional "bala de troco" está lá representada. Muito bom para levar crianças e adolescentes.

Nas salas da antiga direção geral do BB há móveis, máquinas de escrever, telefones e equipamentos não tão antigos assim (cheguei a vê-los em uso quando comecei a trabalhar no
banco há 34 anos), absolutamente estranhos para os mais jovens, cabendo explicações contextuais e operacionais sobre cada um desses elementos de tecnologia superada que nos fazem sentir como dinossauros.

O prédio como um todo é belíssimo, em mármore, com grandes espaços do piso ao teto, e elevadores com portas pantográficas difíceis de se encontrar hoje em dia.

Trabalhei em de 1978 a 1979 nesse prédio, que era a antiga Agência Centro Rio, onde entrava às 7 da noite e só saía quando acabava o movimento da compensação, normalmente de madrugada. E também falar dos fantasmas do prédio, onde trabalhei por um tempo à noite e madrugada. Como corriam lendas sobre fantasmas que habitariam o edifício centenário, tinha gente que não andava sozinho nem para ir embora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário