terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Líbia não é Egito : a chapa vai esquentar muito

O velho ditador Kadafi não é bobo: durante todo o tempo no poder, a CIA e outros serviços secretos do ocidente tentaram de tudo para matá-lo, sabotá-lo e boicotar a Libia, que é o 12° produtor mundial de petróleo. Tudo porque Kadafi sempre confrontou a política do ocidente para o mundo árabe, defendendo uma espécie de "socialismo árabe", que transferiu parte dos recursos do petróleo para melhorar as condições de vida do povo.


Parece muito com o que vemos contra Hugo Chávez e Evo Morales, que nacionalizaram riquezas na Venezuela e na Bolívia, contrariando interesses de multinacionais. Até agora, esses dois países não romperam as regras democráticas formais, ao contrário de Kadafi, que no seu discurso de uma hora de duração hoje disse que não tem cargo a entregar porque não é presidente, é um lider revolucionário.

No Egito, Hosni Mubarak não tinha nada a temer, porque governava com mão de ferro e tinha a seu favor as potências ocidentais e Israel. Não se preparou para a eventualidade de um golpe. Não tinha organizações populares de defesa do seu governo. Kadafi tem. Hugo Chávez está construindo isso. Fidel, nem se fala de tantas tentativas contra Cuba. Kadafi disse que lutará até o último homem.

Acredito nisso, e um grande banho de sangue está a caminho na Líbia, para deleite da mídia ocidental que enxerga a resistência líbia como "genocida", mas se cala quando o assunto é a ação repressiva criminosa, por décadas, de Israel e dos fantoches americanos no Oriente Médio. Kadafi só largará a rapadura morto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário