quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Apagão x Blecaute : quem sofre é a população

Anteontem houve um problema na rede de transmissão no nordeste que apagou oito estados. Como a responsabilidade era federal, a mídia não poupou porradas, reforçando a linha de incompetências que há anos causa panes ao sistema de distribuição. Usam a expressão "apagão" para simbolizar essa falha.


Ontem em São Paulo uma empresa privatizada da CESP foi responsável pela falta de energia para 2,5 milhões de paulistanos, agregando mais caos aos infelizes que vivem sob o jugo demo-tucano. Para completar, faltou água também, já que o sistema de abastecimento opera no limite. Como o apagão foi dos tucanos, recebeu o nome de "blecaute". É tudo igual, mas parece que apagão federal é menos incompetente que o estadual. No fim, quem sofre é a população mesmo...
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Quem lê a notícia sobre o apagão em São Paulo na tarde de hoje, pode notar uma curiosidade. Quando a imprensa fala do governo Federal, estampa manchete com o título "apagão". Quando se trata do governo do PSDB no Estado de São Paulo, a imprensa não estampa manchete, a noticia minúscula fala em "Blecaute".

O apagão que atingiu a capital paulista na tarde desta terça-feira, 8, afetou cerca de 2,5 milhões de pessoas, segundo estimativa da Secretaria de Energia do Estado de São Paulo(Empresa comandada pelo PSDB, e portanto, não se pode confiar nestes números). O número é calculado sobre as 627 mil unidades consumidoras de energia elétrica em São Paulo.

A causada foi uma falha na subestação Bandeirantes da Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (Cteep)(privatizada pelo PSDB).

Segundo nota da empresa, houve uma ocorrência na subestação, na região sul da cidade. Um dos três transformadores apresentou falha, o que levou à atuação de seu sistema de proteção.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o apagão começou às 15h10 Na região da Berrini, porém, moradores relataram pelo menos outras duas quedas de energia, por volta das 16h35.

Nenhum comentário:

Postar um comentário