segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Ah, se fosse a Petrobrás...

É mais fácil fechar o vazamento de notícias para a mídia que fechar um vazamento de petróleo. Aliás, é mais fácil empurrar o petróleo poluente para o fundo do mar que limpá-lo que é o que criminosamente a empresa norte-americana vem fazendo na Bacia de Campos. Até agora a mídia coloca o fato como "passível de multa" por "poluição ambiental". Detalhe : quem fez esse estrago foi a mesma terceirizada que causou a lambança para a BP no Golfo do México.

Se a Petrobrás jogasse ao mar um copo de petróleo, a mídia privatista cairia de pau, falando de incompentência estatal e todo o discurso encomendado pelos grandes do setor, que encontram no Brasil meios de comunicação ávidos por um jabá para publicarem  "press-releases". Até os infalíveis "economistas" de plantão, capazes de dissertar com profundidade de parto de macaco a atracamento de navio, botam a colher na coisa para arranjarem desculpas para a multinacional Chevron / Texaco sair bem na fita.

A multa para um desastre dessas proporções é de apenas R$ 50 milhões. Uma ninharia. O resto do prejuízo fica socializado com os ecossistemas do litoral fluminense e para cobertura pelos mesmos royalties que outros estados não produtores de petróleo querem agora "socializar". Deviam mandar para eles também o óleo dos vazamentos, os animais sujos ou mortos, as areias contaminadas das praias, etc. Como pouco sai na mídia, aí vão alguns artigos de quem está vendo o problema de perto, mas não está com os olhos sujos de óleo.

http://www.viomundo.com.br/denuncias/fernando-brito-omissao-criminosa-da-chevron-texaco-com-indulgencia-da-nossa-imprensa.html

http://www.tijolaco.com/se-fosse-a-petrobras-mas-e-a-chevron/

http://www.tijolaco.com/obrigado-pelo-vazamento-chevron/

http://www.tijolaco.com/chevron-enfim-vira-caso-de-policia/

http://www.tijolaco.com/a-mancha-da-vergonha/

http://www.tijolaco.com/globo-se-arrependeu-e-cortou-a-pf-do-caso-chevron/

http://www.tijolaco.com/que-licao-petrobras-socorreu-a-incapaz-chevron/

http://www.tijolaco.com/chevron-assume-culpa-ela-escondeu-o-vazamento/

http://www.tijolaco.com/a-criminosa-omissao-da-chevron-e-maior-ainda/




Nenhum comentário:

Postar um comentário