sexta-feira, 25 de novembro de 2011

FANOAPÁ 0003 - Vamos jogar Belo Monte no lixo?

Qualquer nação do mundo, preocupada com a produção sustentável de energia, adoraria ter as condições de construir a terceira maior usina hidrelétrica do mundo (em geração, não em tamanho de lago) nas condições de Belo Monte, já em construção no Pará. O resultado poderia ser bem mais expressivo se pudesse produzir a plena capacidade o ano todo, mesmo em épocas de seca, mas isso exigiria um lago bem maior, incompatível com a sustentabilidade do projeto.

O preço estimado de R$ 30 bi é baixo, consideradas as alternativas eólica ou solar, que têm custos de investimentos proibitivos e também demandariam o uso de grandes áreas, maiores até que a de Belo Monte. Trata-se da terceira maior hidrelétrica do mundo, e a maior exclusivamente do Brasil (Itaipu é binacional). Quando se fala em gerar 11 mil megawattts de energia, onde arranjar tantas áreas com ventos constantes e sol abundante para as imensas quantidades de turbinas e placas fotovoltaicas necessárias?

Considerando imperativa a necessidade de ampliação da capacidade instalada de energia, para atender às demandas de investimentos e ao bem-estar de milhões de brasileiros que finalmente estão tendo condições de comprar um eletrodoméstico, a energia terá que ser produzida, mesmo que seja de fontes emissoras de gases de efeito-estufa, como termelétricas a gás ou diesel. Ou ainda de usinas nucleares. 

Para uma galera que ouve o galo cantar e não sabe onde, que faz show e depois o "mea-culpa" sustentável , tipo "plantamos tantas árvores para compensar a emissão de carbono", parece que não está claro que cada árvore eventualmente afetada pela construção da usina será milhares de vezes compensada com a produção de energia sem emissão de gases do efeito-estufa. 

A Falta de Noção que Assola o País (FANOAPÁ)  produziu uma peça de propaganda chamada Movimento Gota Água, que tem site, filminho com atores e atrizes globais, apelativo em termos de fazer quem assiste ir lá no site e votar numa petição pelo fim da obra de Belo Monte. Na propaganda há números que precisam ser analisados para não soarem como manipulativos. A área alagada, por exemplo, será um pouco maior que a normalmente afetada em épocas de cheia. O dinheiro público virá do BNDES, emprestado (e não doado) às empresas que fazem o investimento para ser pago depois, voltando aos cofres públicos. O que serà desmatado é muito menos que os fazendeiros destroem para plantar soja ( e de quebra expulsar índios da região). 

O filme ainda mente sobre a série de usinas que seriam construídas na Amazônia. depois de Belo Monte, sobre a realocação de índios e ribeirinhos e outras questões de forte apelo para quem só deve ter o trabalho de clicar numa petição sem se preocupar em pesquisar mais sobre o assunto. Essa usina foi maturada em décadas de estudos, aprovadas em órgãos ambientais, já está iniciada e agora vem esse movimento. Por que não tem uma manifestação desse tipo contra a mudança do Código Florestal, que vai permitir uma devastação bem maior e que poderá comprometer ecossistemas como os da Amazônia e do Cerrado? 

Continuando a falta de noção, deveriam fazer também filminhos pedindo o fim da Hidrelétrica de Itaipu, que alagou o Salto das Sete Quedas, contra a exploração depetróleo do pré-sal, porque pode haver vazamento, pela demolição do Rio de Janeiro, São Paulo e outras cidades que destruíram a Mata Atlântica, desalojaram índios, etc. Vamos lá, gente. Não faltam bons atores, boas atrizes, falta de noção e câmeras à mão. A Copa do Mundo vai custar 33 bi e ninguém faz movimento contra isso.

E a apelação à corrente mundial de protestos, que pretende fazer do assinante da petição um revolucionário? No fim, a atriz Maitê Proença tirando a roupa enquanto pede assinaturas não é pura apelação? E o sentimentalismo de apelar à Dilma por um mundo melhor para os netos é simplesmente piegas. E o "mande para 10 amigos"? Corrente de internet? Segue o link de um interessante texto do Luiz Nassif sobre esse debate que, pelo visto, continua cercado de desinformação, falta de noção e até de caráter. 

2 comentários:

  1. Show!!!! Falou tudo que eu pensava mas não conseguia externar!

    Raffa

    ResponderExcluir
  2. http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1013457-estudantes-parodiam-globais-em-video-pro-belo-monte.shtml

    ResponderExcluir