sexta-feira, 1 de junho de 2012

DF : Obra do estádio tem que correr muito para 2013

A foto ao lado é do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, onde está agendado para 15 de junho de 2013, às 16h, o primeiro jogo do Brasil na Copa das Confederações. Foi tirada agora à tarde. Segundo a imprensa, a obra já está 59% concluída, mas não deve ter mais que 40% das arquibancadas prontas.

Minha primeira questão é: 59% concluída? Geralmente essa aferição é feita a partir do levantamento dos custos realizados, um percentual sobre o valor do contrato. Numa obra desse tipo, a parte final, de equipamentos, mobiliário e instalações é muito pesada no orçamento, mas o que temos lá até agora é parte da estrutura.

Se fossem 59% da estrutura, ainda poderia concordar, porque fundações, pilares e o que já tem lá de arquibancadas (parecem feitas em pré-moldados, de rápida execução), a olho parecem executados. Considerar quase 2/3 prontos de toda a obra prontos parece exagero.

Dá para ficar pronto? Acredito que sim, desde que os responsáveis pela obra empreguem recursos (mão-de-obra, equipamentos) em quantidades suficientes para cumprir o cronograma. Disseram que ficaria pronto para dezembro. Pode ser, mas vão ter que correr muito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário