domingo, 4 de agosto de 2013

YOUTROUXA 0040 : "O brasileiro é quem mais trabalha para pagar impostos"

Circula pelas redes sociais mais uma dessas imagens com estatísticas manipuladas para vender idéias a pessoas potencialmente indignadas, que compartilham tudo sem dó, como geralmente pedem. E sem procurar saber se a informação é verdadeira.

O quadro da figura ao lado é um desses casos. Por incipiência na tradução ou má-fé, o autor afirma que o brasileiro trabalhou 2.600 h para pagar impostos em 2011. Que absurdo, né? Mais absurdo ainda é descobrir que dividindo 2600 horas pelas 52 semanas do ano trabalharíamos 50 horas semanais apenas para alimentar os tesouros municipal, estadual e federal. Ou seja, em um ano não levaríamos nem um centavo para casa e ficaríamos devendo!

Outro dado interessante é que Maldivas, um país pobre, não teria nenhum imposto, enquanto os demais do ranking, que são exportadores de petróleo ou paraísos fiscais cobrariam. Isso se o título estivesse correto. Mas não está. Tal tabela se refere ao tempo gasto pelas empresas preparando papelada e indo pagar os impostos. Quanto mais impostos e mais burocracia, mais tempo gasto. E ainda dizem de basear no estudo "Banco Mundial - Doing Business 2011".

Fonte : Banco Mundial / PWC - 2013
Olhando o estudo mais atual feito pelo Banco Mundial em parceria com a empresa de consultoria Price Waterhouse & Coopers de 2013, baseado em 2012, vemos que o trabalho coleta informações de empresas por todo o mundo para analisar o grau de dificuldade de abrir e manter um negócio nos diversos países. Eles relacionam quantos impostos há para pagar, e o tempo que as empresas gastam no processamento de papelada e procedimentos para pagar as contas. Nada a ver com horas trabalhadas para pagar impostos.

O brasileiro realmente trabalha muito para pagar impostos. Em 2012 foram 150 dias. E cresce porque a tabela do Imposto de Renda pessoa física não é ajustada. Na Suécia são 185 dias /ano, na França, 149 dias/ano e nos EUA, 102 dias/ano. E por aqui é muito corriqueiro se querer "padrões suecos" na saúde e educação.

Os liberais não querem pagar impostos. Querem a destruição do estado no seu papel de distribuidor de riquezas. Combatem programas sociais e atacam o pagamento de impostos, em especial pelos ricos. E aí usam qualquer arma para vender seus argumentos, já que todo mundo sabe que no Brasil se paga muito para ter serviços ruins. Mas ninguém fala que pagamos por ano mais em juros a banqueiros e rentistas que em saúde, educação, segurança, tudo junto. Mais uma falsificação para fazer de você, meu amigo, minha amiga, de trouxa reproduzindo essas mentiras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário