terça-feira, 4 de maio de 2010

Globo : cerco impiedoso a Dilma Roussef

Noutro dia vi um colunista de "O Globo" noticiar que no lixo da casa alugada para ser a sede da campanha de Dilma Roussef em Brasília foram encontradas caixas de 10 trituradores de lixo, ou seja, estão vasculhando lixo, quem sabe esgotos e até mesmo linhas telefônicas e e-mails (já hackeram o site do PT há poucos dias). Chafurdar notícias no lixo é coisa de imprensa porca, do tal do PIG - Partido da Imprensa Golpista, que reúne os principais meios de comunicação do Brasil numa postura elitista, preconceituosa e discriminatória em relação a Lula e ao PT.

Hoje o partidário jornal carioca estampa na primeira página que a primeira-dama, Marisa Letícia, usou avião oficial para evento de campanha de Dilma. Foi receber uma homenagem, em nome do presidente Lula, de uma entidade popular de moradores, e participar da Expozebu em Minas, onde estava a pré-candidata do PT, Dilma. Detalhe: quem lê pensa que Dilma usou um avião presidencial e que Marisa Letícia foi a eventos de campanha apoiar Dilma. Numa outra matéria, menos visível, noticiou-se que o pré-candidato do PSDB, José Serra, esteve também na Expozebu, ao lado de Dilma, e que almoçaram no mesmo local, na mesma mesa. Outros jornais mostraram a foto de Dilma com Serra em destaque. Ninguém falou da D. Marisa nem tentou insinuar que dinheiro público foi usado para campanhas. Só a Globo.

Por que só as Organizações Globo enxergam algumas versões como realidades? Caso para psiquiatra ou para a regulamentação da constituição federal, no tocante à concentração de meios de comunicação a serviço da manipulação e em flagrante desrespeito à democracia? A candidata do PT deveria colocar em seu programa o combate ao abuso do monopólio de comunicações. Além de benéfica à democracia, a proposta poderia estimular o surgimento de muitas outras mídias, que hoje são abafadas pela "verdade absoluta" do Big Brother (o de 1984 do George Orwell) global.

Sempre é bom lembrar que no tempo em que Dilma era torturada e Serra era exilado pela ditadura militar, a Rede Globo colaborava com o regime, dedurando com suas imagens as lideranças de greves e outros movimentos sociais. Da parte da gente, quando eles chegavam, fazíamos o côro: "o povo não é bobo, abaixo a Rede Globo". Ontem e hoje a democracia passa pela limitação ao poder desse monstro nefasto das comunicações. E o PT deveria ir ao TSE representar contra a Globo por propaganda eleitoral antecipada, já que assume claramente a postura contrária a uma das candidaturas e a difama sistematicamente.

Um comentário:

  1. Assisti agora os telejornais: a Band e Record mostraram o lançamento do navio no estaleiro de Pernambuco, a Globo nâo. Vão tentar sacaniar como fizeram em todas as eleições do Lula. A Dilma que se cuide.

    ResponderExcluir