domingo, 17 de julho de 2011

DF : Peixe exótico no Lago Paranoá



Conheci hoje o novo parque construído à beira do Lago Paranoá, no extremo da Asa Norte, e achei curioso o fato de duas mulheres, em lados opostos de uma passarela que leva ao cais de barcos, pescarem mais que todos os demais pescadores do local. E só pescavam um peixe que chamava a atenção por ter uma espécie de segundo olho, junto à guelra, preto com uma pestana vermelha.

Perguntei se sabiam qual era o tipo, disseram que não sabiam, um outro pescador também desconhecia, e também não tinha idéia de ser comestível. Os peixes tinham mais ou menos uns 10 cm de comprimento.

Tirei a foto ao lado, pesquisei na internet, e suponho que seja um peixe americano, de origem no norte do Texas, chamado Redear Sunfish. A espécie gosta de águas mornas, e se reproduz em nichos no fundo de rios e lagos, razão pela qual apenas as duas mulheres conseguiam pescá-los, pois deviam estar bem em cima de um desses locais. O nome científico é Lepomis Microlophus. Cresce até uns 25 cm.

Como é que esse peixe foi parar ali? Certamente não foram as autoridades ambientais que colocaram lá, pois essa espécie alienígena poderia concorrer com espécies nativas. A introdução de animais exóticos nos meios naturais é proibida. O mais provável é que tenha sido aquela ação meio inocente, de gente que precisa viajar e tem que se livrar dos peixes do aquário, e vai com a criança até o lago e transfere os bichos como se fossem se adaptar tranquilamente. Alguém deve ter trazido dos Estados Unidos e assim ele foi parar lá.

Se é comestível, não encontrei nenhuma negação. O fato é que há sites que ensinam como pescá-lo, e por isso mesmo, se alguém pega, é porque come. No Yahoo há essa questão, respondida positivamente por quase todos, mas há quem prefira deixar o peixe como decoração de aquário. Evidentemente que eles falam do peixe adulto, não dessas piabinhas que estão na foto, difíceis de fazer um filé.

Termino esse post lembrando da Rádio Relógio Federal, que funcionava (não sei se ainda tem) informando a hora certa a cada minuto, e entre um e outro rolava um "você sabia?" com informações absolutamente bizarras. Era a chamada "cultura inútil". Já que gastei tempo pesquisando sobre o peixe, seria egoísmo não compartilhar com os meus amigos leitores.



3 comentários:

  1. rsrsrs. Mas ficou legal esse post! Gostei da investigação tipo CSI. Um peixe do Texas no Lago Paranoá. Sabe que você revela um estilo cronista/contista com isso? E não é perda de tempo, não. Aqui onde moro há mais pássaros na cidade nos últimos anos. É o resultado direto dos dez mil hectares do Distrito Irrigado Tabuleiros de Russsas (DISTAR). Desmataram para a prática da fruticultura irrigada e um dos efeitos é esse. Quem sabe não temos por aqui também uns peixes de três olhos?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. O nome popular desse peixe é JK e está no lago Paranoá deste 1970 um pouco antes. Nasci E fui criado no clube Cota Mil e era comum pegar essa espécie. Peixe de origem americana chamada Bluegill.
    Abraços.
    Damião Fábio

    ResponderExcluir
  3. Esqueci de dizer o
    Nome científico: Lepomis macrochirus

    ResponderExcluir