quarta-feira, 25 de abril de 2012

Rio : Maracanã pode atrasar com saída da Delta


Rio - Vista aérea das obras do Estádio do Maracanã em 24/04/12

O escândalo Cachoeira fez sua primeira vítima : a reforma do Maracanã. A construtora Delta, que deverá ser investigada pela CGU e pela CPMI do Cacheira (do Demóstenes, do Perillo, da Veja, etc), saiu do consórcio responsável pela obra, onde tinha 30% de participação. A Odebrecht tem 49% e a Andrade Gutierrez, 21%. O valor contratual da obra é de R$ 859 milhões. 
Rio - Maquete do Novo Maracanã

Rio - Obras de reforma do Maracanã em junho de 2011
A saída da Delta não deverá prejudicar o acervo técnico necessário para a construção, já que as demais construtoras têm capacidade de tocar a obra que falta. A questão será mais no capital a investir, pois a Delta deixará de cumprir a sua parte e recairá sobre as outras assumir os desembolsos para a execução das obras. A Delta já vinha apresentando problemas de honrar pagamentos da ordem de R$ 6 milhões, conforme apurou reportagem do Estadão. 
Rio - Maracanã antes da reforma - 2009
 É possível a conclusão no prazo, mas exigirá a intensificação do ritmo na reta final. E as construtoras poderão alegar maiores custos com a alocação de mais recursos, tentando elevar o valor do contrato, trazendo mais impasses. Apesar do contrato ter sido acompanhado pelos órgãos de fiscalização, porque teve acréscimos da nova cobertura, pode ser que novas auditorias sejam feitas e novos impasses surjam nesta fase final, comprometendo o resultado. 
A foto maior, de ontem, mostra que todas as demolições da cobertura, as gerais, do fosso e para ajuste do ângulo das arquibancadas estão concluídas. A estrutura de cerca de 40% das partes superior e inferior das arquibancadas parece concluída. Estão sendo montados os escoramentos para a montagem da estrutura da parte intermediária das arquibancadas, que devem significar 40% do todo. A área central, do gramado, parece já ter sido escavada para a cota definitiva. A estrutura de espera da nova coberta parece concluída. Vou tentar fazer a visita ao local para ter mais detalhes. 
Concluída a estrutura, o resto é montagem, o que se for bem planejado não deve tomar muito tempo. A coberta pode estar sendo construída fora do local, e deverá aguardar a retirada das gruas (guindastes) das atuais posições para a sua montagem. As novas cadeiras, os sistemas especializados, pinturas, sinalizações e equipamentos serão uma etapa para o fim da obra.
Se toda a toda a estrutura estiver pronta até novembro, o que é um prazo razoável para a execução do que falta com um bom gerenciamento, as demais montagens não deverão ocupar mais que outros seis meses, terminando tudo por volta de abril de 2013, em cima da hora da Copa das Confederações. Está crítico o prazo, por isso qualquer solavanco na execução das obras poderá ser fatal para o planejamento. 
As fotos mostram o Maracanã em 4 situações: o antigo, em 2009; em obras em junho de 2011; a vista aérea de ontem e a maquete do que deverá estar concluído em 2013. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário