segunda-feira, 16 de abril de 2012

Argentina : Governo re-estatiza petróleo

A presidente argentina Cristina Kirchner já vinha mostrando interesse em re-estatizar a empresa petrolífera YPF, por não investir nas necessidades energéticas do país. Ficou de mandar hoje um projeto para o congresso considerando a YPF de utilidade pública, e a partir daí tirá-la das mãos privadas. A notícia é do jornal Página 12, de Buenos Aires.

O projeto de soberania sobre os hidrocarbonetos pretende expropriar as ações dos acionistas privados e redistribuí-las com maioria para o governo central e as demais para as províncias. Desde a desnacionalização da empresa, em 2011, pela primeira vez, a Argentina deixou de ser exportadora de gás e petróleo e se tornou importadora.

O grupo espanhol Repsol, principal acusado de sucatear a empresa, terá o maior prejuízo. A Espanha classificou o ato de "um gesto de hostilidade contra o nosso país e o nosso governo". A mídia brasileira pró-imperialista já faz o seu papel de condenar o ato de soberania. A Petrobrás, que vinha sendo acusada da participação em cartel, que bote as barbas de molho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário