quarta-feira, 15 de maio de 2013

Brasil Vira-Latas 0007 - "Se vamos importar médicos cubanos, vamos trazer políticos da Suécia"

As pessoas que nasceram para ser colonizadas, de cidadania passiva, não se sentem agentes de transformação da sociedade. Dependem "dos outros" para que resolvam seus problemas e alimentam expectativas que normalmente caem como luva no discurso da extrema-direita.

Todo mundo, por razões diversas, desconfia dos políticos, não gosta deles e acha a classe corrupta. Isso está no senso comum de todo o planeta. Nas democracias formais (aquelas onde se vota, mas nem sempre o poder é do povo) tal classe é eleita pelos cidadãos, portanto, se há criminosos no poder é porque foram colocados lá pelo voto.

Os elitistas dizem que é o povo que os elege (segregam-se dessa "subclasse" da população, porque não sabe votar, é ignorante, etc, e cai na onda do golpismo, afinal, só uma minoria iluminada, na visão deles, é que pode mudar tudo mas jamais chegará ao poder com "esse povinho" elegendo gente "sem nível". Eles se acham "o povo do bem", os eleitos, iluminados, e os demais, "os do mal", como mostra a ilustração apanhada no lixão do Facebook.

Para eles o Brasil é e sempre será um país de segunda divisão, dependente dos Estados Unidos para sobreviver. Ou de outro país que achem limpinho e cheiroso. Como a Suécia, que tem níveis de corrupção baixos. E propoem a barganha: tragam os médicos cubanos para "comunizar" o povão, e para nós os políticos suecos!

O que nos diferencia dos suecos, afinal? O político não é menos corrupto porque é bonzinho, mas porque a sociedade sueca impôs limites a privilégios e controla as instituições para que a corrupção não progrida. Mesmo assim há políticos corruptos, empresários corruptos, sindicatos corruptos e cidadãos corruptos. A grande diferença é que aqui a sociedade aceita e pratica a corrupção, a começar pelos "de bem".

Se lá vale a regra "não roubar e não deixar roubar", aqui prevalece o "se eu tivesse chance faria igual". Se botassem os ilibados políticos suecos no lugar dos nossos, possivelmente encontrariam brechas para ser corruptos, porque o sistema permite. A sociedade dos "de bem" e dos "do mal" permite. Se é para trazer os políticos, vamos trazer todos os benefícios sociais de lá também, afinal, a Suécia é um país de características socialistas avançadas, com altos impostos sobre o capital para pagar benefícios ao povo, sistemas públicos de educação e saúde de qualidade, etc.

É isso mesmo que nossa elite escravocrata e arrogante quer? Uma Suécia no Brasil? Lá eles estariam na cadeia, ou no mínimo distribuindo renda com os mais pobres. Brasil Vergonha? Essa direita é a vergonha do Brasil. Deviam ir para Ruanda, Bangladesh, etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário