quinta-feira, 30 de maio de 2013

COPOM faz jogo dos banqueiros e oposição e aumenta juros

A campanha da mídia dos banqueiros foi reforçada com os programas eleitorais da oposição e a tese do "baixo crescimento com inflação crescente" acabou colando na reunião do COPOM de ontem Aumentaram a taxa básica de juros em meio ponto percentual, chegando agora a 8%. Justo quando a inflação começa a dar sinais de queda e a atividade econômica mostra recuperação. 

No início do governo Dilma houve uma forte campanha da mídia para aumentar juros porque Lula teria deixado a economia superaquecida provocando inflação. O COPOM entrou na onda e vimos a atividade econômica declinar, mesmo com estímulos como a redução posterior dos juros, estímulo ao consumo e redução de custos de produção por renúncias tributárias. 

Tudo que a oposição quer agora é que a economia pare e que tenhamos notícias de aumento no desemprego com queda na renda para vir a avalanche de propaganda da "falência do modelo" e que será necessária a fórmula liberal para a economia ser saneada: redução de poder aquisitivo, redução da atividade econômica, desemprego para baixar custos da mão-de-obra, redução de investimentos e programas sociais, redução do estado, privatizações, etc. Pensava que Dilma tinha ficado mais esperta quando freou a economia em 2011 e viu no que deu. Preocupante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário