quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Hexa : O mérito do Flamengo

Não gosto do clima de "já ganhou" que tomou conta da nação rubronegra pela grande possibilidade do time sagrar-se campeão brasileiro pela sexta vez. Toda vez que isso acontece, vem um desastre. O histórico recente mostra um time em evolução de entrosamento, com a sua defesa reforçada por novas contratações, como a de Álvaro, e o meio-campo com a surpreendente volta de Petkovic, o verdadeiro cérebro do time. Sem falar no brilho de Adriano, um dos artilheiros do campeonato.

O Flamengo é time de chegada. Quando no final de outubro chegou ao G-4 embalado, dava para ver que não se contentaria apenas com uma das 4 vagas para a libertadores. Continuando forte no ritmo, e contando com as vaciladas do Palmeiras e do São Paulo, chegou ao primeiro lugar a uma rodada do fim, com 2 pontos de vantagem sobre o Inter e esses dois times. Fruto de um trabalho forte, do conhecimento do time pelo técnico Andrade e da força da torcida, além da qualidade do time.

Tenta-se desqualificar a eventual conquista do Flamengo com o papo de "entrega" pelos adversários. No domingo, o time jogou sério contra o Corinthians, fez um gol na garra, soube se defender e contra-atacar, e, mesmo sem o Adriano e com a saída de Petikovic, estava chegando ao fim do jogo com a vitória tranquila, quando aconteceu o pênalti em cima do Leo Moura. Isso foi aos 46 do segundo tempo, com 3 de prorrogação, iria a 48, ou seja, se o pênalti fosse perdido, em nada mudaria o resultado. Aí o goleiro Felipe, do Corinthians, resolveu fazer gracinhas, aplaudindo com sarcasmo o juiz, como se esse tivesse marcado um pênalti inexistente, e depois, negando-se a esticar o braço para pegar o pênalti muito mal batido pelo Leo Moura. Pura bobagem, e ainda pode pegar uma suspensão, com razão.

Agora vem a campanha do "entrega", inflada pelos meios de comunicação, onde se faz acreditar que o Grêmio se vingará do Inter, seu arqui-rival gaúcho, dando o troco do ano passado, quando uma derrota deste, jogando com time reserva, abriu o caminho para o São Paulo tomar do Grêmio o campeonato. Até o presidente do clube já falou umas besteiras sobre isso, mas no final deve prevalecer o bom senso e o time ir ao Rio jogar com a decência de quem tem a tradição de campeão e que honra a sua torcida. Por outro lado, já se especula que o São Paulo iria oferecer uma "mala branca" ao Grêmio, ou seja, um bônus para o time se empenhar e evitar a vitória ou o empate do Flamengo, pois aos times paulistas só interessa a vitória do Grêmio. O empate dará o título ao Inter.

Caso o Flamengo vença, virá aquela estória esfarrapada de não ser hexa, porque num dos campeonatos que conquistou mudaram as regras no meio do certame e passaram a exigir que o campeão do que seria a primeira divisão jogasse com o campeão da segunda divisão, para daí sair o campeão brasileiro. Algo como, ganhando no domingo, ter que jogar com o Vasco para ser sagrado campeão nacional. Não tem sentido, e muito menos tempestividade pela mudança de regras com o campeonato andando. A própria torcida do São Paulo, ao conquistar o hexa, dizia que o Flamengo agora era o único penta. Terão que engolir agora o que disseram, e aturar o Mengão como hexa.

Um comentário:

  1. E não foi entrega o que aconteceu? logo vc não ver isso como uma entrega, e o que aconteceu com o Fluminense em 2010 também? como o futebol cega as pessoas, como a Globo cega os acéfalos que assistem as novelas e o próprio futebol, lamentável.

    ResponderExcluir