segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Hexa : Resultado justo para o Mengão

O Rio está em festa no futebol. Flamengo seis vezes campeão, Vasco voltando do inferno, Fluminense e Botafogo escapando de ir às trevas em campanhas heróicas, América voltando ao mundo dos vivos no campeonato estadual. Mais de 90% dos torcedores da cidade têm alguma razão para se orgulhar. Ontem o clima de comemorações era de Copa do Mundo na cidade. Aqui em Brasília também houve muita festa.

O resultado final do brasileirão também fez a sua justiça. Palmeiras e São Paulo estiveram na liderança com boas campanhas, mas perderam o fôlego no final. O Inter também oscilou, e quase emplacou o campeonato, mas havia uma pedra no caminho. O Cruzeiro vinha crescendo mas não teve tempo de chegar às cabeças. Já o Flamengo veio de um 14° lugar para a liderança na penúltima rodada e ao merecido hexa na última. Vão para a libertadores quatro dos cinco times que nunca caíram para a segunda divisão. Só faltou o Santos, que fez uma campanha morna.

Ainda em outubro, previmos a possibilidade do Flamengo emplacar o título, a partir da percepção dos indicadores que fomentam o mito do "deixaram chegar, agora vai ser campeão" (vide nosso post "Flamengo: A libertadores é pouco", de 19/10). No mesmo post, dizíamos que o Fluminense tinha chances de escapar ao rebaixamento, mesmo desesperançado, idem para o Botafogo.

O mediano técnico Andrade teve a felicidade de receber reforços na defesa e ainda a boa surpresa do veterano Petkovic, jogador sério e uma liderança que fazia falta à motivação do time. Adriano, em boa fase, saiu artilheiro e recuperou a auto-estima que lhe faltava no início da temporada. A gente tende a elogiar quem faz os gols, mas não pode deixar de fazer justiça dos que impedem o time de levar: sem Bruno o time não chegava lá. Léo Moura e Juan ficaram muito aquém das suas potencialidades.

Tomara que os cartolas não desmanchem o time e adquiram mais reforços para a Libertadores e o campeonato mundial em Tóquio em 2010. Acesse este link para participar de uma pesquisa que quer apurar quem foi o maior responsável pela vitória do Mengão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário