segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Rio: Gabeira troca Serra por Marina taticamente


Gabeira é um político muito interessante. Da guerrilha ao agrado da direita passou por vários estágios. De apoiar Serra no início da campanha a aderir a Marina, candidata do seu partido à presidência na reta final da eleição, tudo lhe é possível. Mesmo assim, a contradição continua, porque sua adesão está ligada à estratégia da "Onda Verde" que pode elevar a votação em Marina para levar Serra ao segundo turno, já que a candidata verde poderia crescer, evitar a vitória de Dilma, mas sem os votos suficientes para ameaçar Serra.

Gabeira já declarou que vai apoiar Serra no segundo turno. Isso que dizer: eu apóio Marina agora, mas ela não vai para o segundo turno. O candidato do PV fluminense está perdendo a eleição de goleada ao governo porque se aliou a Serra contra Dilma, enquanto o atual governador Sérgio Cabral tem como mote a afinidade com Lula que teria trazido bons resultados ao estado, como as UPPs, UPAs, a luta pelos royalties, a revitalização da indústria naval, etc. Gabeira também se aliou ao ex-prefeito César Maia, candidato ao Senado pelo DEM, mentor da candidatura de Indio da Costa a vice de Serra. O resultado dessas alianças foi tão desastroso, que além de Cabral poder ganhar no primeiro turno, Maia se viu ultrapassado pelos candidatos ao senado apoiados por Lula e Índio não tem como explicar porque no estado do vice de Serra a candidata Marina é segunda colocada nas pesquisas.

Se Gabeira tivesse fidelidade partidária, estaria bem melhor. O tema ambiental no Rio atrai a juventude e parte da classe média, que também rejeita Sérgio Cabral. Apoiada desde o início, Marina estaria bem melhor que Serra no Rio, e não deixaria a tese de Cabral prosperar como aconteceu, porque há uma rejeição ao PMDB, aplacada pelo sucesso das UPPs na classe média tradicional. As pessoas ficaram sem opção, e compraram o pacote completo do time de Lula.

Como candidato é candidato e cumprimenta todo mundo. Eu vinha pela avenida ao lado da Quinta da Boa Vista quando vi uns 4 carros de campanha do PV, ao parar no sinal. De repente, salta de um carro o Gabeira, e se dirige a uma caminhonete de vidros escuros, onde poderia estar Marina Silva, pois depois soube que tinham ido à Quinta gravar um programa. Ele me viu com a câmera, deu um aceno simpático, sem saber que depois iria criticá-lo num post para o blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário