quarta-feira, 3 de novembro de 2010

EUA : direita cresce e vai congelar Obama

Obama perdeu a maioria na Câmara de Representantes, e praticamente não aprovará mais nada sem a concordância do partido Republicano nos dois próximos anos. Como não tem partidos de aluguel nos EUA para comprar com mensalão, Obama ficará os dois anos que restam do mandato amargando fazer um governo sem mudanças substanciais.

Pior: a campanha dos republicanos motivou eleitores não apenas pelas questões onde suas promessas de mudança fracassaram (emprego, saúde, saída das guerras, recuperação da economia), como pelo preconceito implícito contra a sua figura. Ficará difícil se reeleger nesse cenário, a não ser que inventem algo bombástico para fazer crescer sua popularidade.

Interessante aqui no Canadá é a expressão de felicidade dos comentaristas políticos ao comentar a paulada que Obama tomou. Não dá para entender se são réplicas dos colegas da grande mídia brasileira, que adoram a direita, ou se adoram ver o governo americano se dar mal. O fato é que por aqui, pelo menos no Quebec francês, o americano não é muito bem visto. Aliás, tudo que fala inglês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário