sábado, 8 de janeiro de 2011

Citizenleaks - EUA querem quebrar sigilo do Twitter

De muito pouco adianta um site de relacionamentos ter um termo de privacidade no contrato com os usuários, se o governo do país resolver quebrá-la e pegar os dados. O governo Obama, através do Departamento de Justiça, conseguiu num tribunal americano uma intimação para forçar o Twitter a fornecer os dados de vários colaboradores do site Wikileaks, alegando serem necessários para uma investigação criminal em andamento.

Tio Sam quer todos os registros de conexão, tempo das sessões, endereços de IP usados para acessar o Twitter, e-mails, endereços comerciais, registros de faturas e detalhes de contas bancárias e cartões de crédito de Julian Assange, fundador do Wikileaks, do suspeito de vazar os documentos e mais três colaboradores. Até um cidadão da Islândia, ex-parlamentar, está na lista do pedido de vazamentos oficiais.

O caso serve de alerta para as pessoas que colocam todos os seus dados pessoais, correspondências, agendas e fotos nos sites de relacionamento sediados nos Estados Unidos, porque a qualquer momento podem ser requisitados pelo governo de lá, mesmo que o bisbilhotado não seja cidadão americano ou que esteja fora do fôro da justiça de lá.

O precedente é grave. Nessa hora, Google, Yahoo, Orkut, Twitter, todas são empresas americanas que podem colaborar com o governo toda vez que necessite. Privacidade não resiste aos "superiores interesses da pátria". Podem fazer um "citizenleaks" para coagir pessoas ameaçando divulgar seus dados confidenciais. Isso é uma grave ameaça à democracia, coisa de estado totalitário. É o Big Brother. A propósito, toda essa coação é para impedir a liberdade de imprensa, o que também é coisa de ditadura.


2 comentários:

  1. Eu não acredito que exista mais sigilo. O Big Brother acabou com ele. O cadastro da Receita Federal, por exemplo, é vendido nos camelôs de grandes cidades.

    Os pretensos sigilos são quebrados, ou não, a depender do interesse. As revistas semanais estão aí mesmo para divulgar, "preservando" a fonte.

    Acho que o fim do sigilo não tem lá o seu lado bom.

    Branquinho, você está no Twitter?

    ResponderExcluir
  2. Lucio, tenho contas no Twitter, Facebook e Orkut só prá dizer que tenho, porque não faço nada por lá, nem acrescentar amigos, para não deixar muita informação acessível a terceiros. É mais para o povo me achar e eventualmente deixar um recado, que de tempos em tempos eu dou uma olhada.

    ResponderExcluir