sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

SP : O caos paulista... de novo!

Não estou me referindo ao quinto mandato de um governador tucano em São Paulo, coincidentemente o período de maior declínio do estado em diversos sentidos. O mais visível todo ano é a falta de investimentos em infra-estrutura hídrica, falta de ordenamento da ocupação do solo, redução de custos com coleta de lixo e limpeza de rios e galerias pluviais, etc. Daí ano a ano, sem que as chuvas sejam estupidamente maiores, as desgraças são crescentes e reincidentes.

De pouco adiantou a população ter tido a oportunidade de comprar um veículo e encher a casa de eletrodomésticos e móveis para vir a água e acabar com tudo. Hoje as cenas de helicóptero que vi na TV mostravam uma população atônita, em cima dos tetos de carros, em plena capital paulista, esperando as águas de um rio baixarem, mesmo com piscinões aliviando o fluxo. E no interior as pessoas andando com água dentro de casa na altura dos ombros.

Os rios estão ficando malvados? As chuvas estão ficando mais fortes? A população está ficando mais porca, jogando lixo em bueiros e rios? Seria tudo isso um castigo divino? Essas são algumas das justificativas da mídia golpista para livrar a barra da incompetência de sucessivos governos seus protegidos. Ninguém fala no "caos paulista"!

Hoje na Globonews, noticiário das 18h, o helicóptero da Globo sobrevoava as áreas de enchentes e transmitia ao vivo. Num trecho do noticiário, onde as imagens não estavam sendo transmitidas, o repórter do helicóptero entrou com som no ar dizendo que havia um ônibus queimando na zona leste, e se isso interessava. Sem resposta. Depois começaram a passar imagens feitas do helicóptero, exatamente no momento que se afastou, mostrando segundos do ônibus queimando. Minutos depois mostraram imagens gravadas de um ônibus e um caminhão incendiados, editadas, praticamente sem mostrar os manifestantes que cercavam o local.

O site do jornal O GLOBO deu uma notícia breve, sem maiores detalhes, dizendo tratar-se de protesto dos moradores de Sapopemba contra o descaso das autoridades diante das enchentes. Será que o assunto passou por triagem política antes de ser colocado no ar, para não prejudicar a teoria da maldade divina que assola São Paulo? Só faz sentido se considerarmos que faz parte da maldição gente do calibre de Serra, Alckmin e Kassab no governo, os responsáveis pela omissão no tratamento da infra-estrutura. E ainda reclamam do governo federal. Isso é caso de intervenção, a bem da segurança das pessoas que padecem dessa irresponsabilidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário