segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Congresso do PT : Alianças com DEM, PSDB e PPS mais difíceis

Nas próximas eleições, os diretórios do PT estão orientados a não fazer alianças com os partidos identificados com a extrema-direita das eleições passadas. Não que sejam piores que alguns que estão permitidos, verdadeiras quadrilhas, mas o veto tem o efeito de pressionar para que os filiados a esses partidos proscritos pelo PT criem pressões internas e potenciais candidatos migrem para outras legendas do campo de alianças. O PSD do Kassab deverá ser o maior beneficiário, acolhendo velhas raposas da direita que buscarão abrigo para a sobrevivência política.


O mundo dá muitas voltas. Certa vez, por conta do interesse de alguns caciques do partido em fazer uma aliança imunda com o PSDB no Ceará por parte do PT Estadual, com apoio do PT Nacional, candidaturas contrárias a essa aliança foram combatidas, isoladas, boicotadas por esses dirigentes. Isso aconteceu comigo em 1992, e com a atual prefeita Luiziane Lins, em Fortaleza, não mais por conta da aliança com tucanos autênticos, mas com alguns que se travestiram de socialistas no PSB, como Ciro Gomes e Cid Gomes, bonecos de ventríloquo do tucano Tasso Jereissati.

Proibir alianças mais à direita é fácil. Em resoluções, cabe tudo. Difícil será combater o "vale-tudo" por votos que alguns diretórios e figurinhas degeneradas do PT farão para se aliarem com qualquer coisa que renda um carguinho. A resolução, infelizmente, não deixa explícita a proibição, mas diz que o PSDB, PPS e DEM são adversários e a coisa vai no sentido de acomodar, aqui e ali, uma aliança espúria do PT com um deles.

Um comentário:

  1. Será que agora a "Articulação Bancária" (corrente interna do PT) se toca e rompe a aliança com Valmir Camilo (PPS) ou vão se insubordinar? Quem viver, verá.

    ResponderExcluir