sábado, 10 de setembro de 2011

Globo : Tudo pelos juros altos

Enquanto bancos patrocinarem telejornais e forem os principais anunciantes em revistas semanais, esses órgãos de comunicação não terão autonomia nem credibilidade para falar de economia. Principalmente de assuntos onde há interesse de banqueiros.


Depois que o Banco Central rompeu a lógica do "mercado" e baixou os juros, a campanha dos banqueiro tem sido arrasadora. Primeiro, bateu-se no governo porque o Banco Central teria perdido sua "autonomia", ou seja, o BC teria que continuar servindo aos banqueiros, não ao governo.

Depois que vários analistas disseram que a decisão foi correta devido ao aprofundamento da crise econômica nos países ricos, mudou o eixo do ataque: agora é a "escalada de alta" do dólar, que vai encarecer os importados, e assim destruir a âncora cambial que segura os preços no mercado interno.

Até o menino que vende balas no sinal sabe que ao apontar o viés de queda de juros, haveria uma acomodação nos diversos segmentos do mercado. Capitais migrariam dos títulos públicos para ações, e os estrangeiros poderiam repatriá-los pela perda de atratividade. Momentaneamente, o dólar teria mais procura por este motivo, e como manda a lei da oferta e da procura, subiria de preço.

Nada mais natural na economia, e nada sistêmico, como a Globo tenta empurrar na patuléia, para fazer o discurso da irresponsabilidade do governo diante do cenário de alta de inflação para dizer que a solução está na elevação da taxa de juros. O Brasil tem reservas gigantescas em dólares, e o BC, mesmo diante de um ataque especulativo contra a moeda, poderia destinar uma pequena parte à venda no mercado, esfriando as cotações. E poderia atuar junto à demanda, baixando o IOF sobre certos investimentos. Tudo muito tranquilo, sem pânico. A Globo acha que não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário