quinta-feira, 16 de maio de 2013

Senadora Ana Rita (PT-ES) enquadra blogueiro que inventou "bolsa garota de programa"

Foto acrescentada em 12-01-14
Uma prática normalmente impune na Internet é inventar notícias e atribuí-las a pessoas e instituições com o intuito de desacreditá-las. Tem alguns nomes jurídicos para isso, como calúnia e difamação, e para o autor há uma série de adjetivos cabíveis, muitos impublicáveis. Não se trata da crítica política, fundamentada em fatos que podem ter várias interpretações, mas na criação de fatos absolutamente falsos e imputar a eles a autoria de um terceiro.

O caso em questão é de um blogueiro que disse que a senadora Ana Rita, do PT, teria feito aprovar no Senado uma bolsa mensal de R$ 2000 para garotas de programa. Ao perceber que houve repercussão negativa, falseou mais ainda o texto mudando o nome para Maria Rita, que não existe, mas mesmo assim disse que era do PT.

Como a mentira foi espalhada nas redes sociais, a senadora Ana Rita fez o que tinha que ser feito por qualquer pessoa agredida em sua honra: enquadrou o blogueiro, que publicou um desmentido onde  diz que a intenção não era de ofender. Segue o desmentido da senadora, publicado no seu site:

" O mandato da senadora Ana Rita (PT-ES), presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, esclarece que a matéria publicada no blog de nome Joselito Muller é falsa. O referido projeto não é de sua autoria, além de nunca ter tramitado no Senado Federal. Informamos, ainda, que a senadora já tomou as devidas providências junto à Procuradoria Geral do Senado, à Polícia do Senado e à Polícia Federal"

Quer fazer crer que a notícia seria falsa, de humor, e que considera problemático quando uma coisa inverossímil passa por verdade. A matéria não deixa nenhuma margem à crítica por absurdo, já que é um discurso comum o combate aos "bolsa-tudo". A ironia, a sutileza e outros recursos da nossa língua não são percebidos por todos, e uma mentira se torna verdade se for divulgada como fonte para outros fins.

Pior ainda: chama a atitude da senadora de "censura" e se faz de vítima quando ela informa que acionou a Polícia Federal e a Polícia do Senado para tomar as providências cabíveis. É assim que se vai do "jornalismo destemido" ao jornalismo desmentido.

Gozação ou não, pegou muito mal porque usou o nome de uma pessoa que não quer saber de brincadeira, especialmente quando o texto é usado para a sua difamação por pessoas culturalmente deficientes e pela direita contrária ao PT.

voltar à página inicial


8 comentários:

  1. Estou averiguando se esta notícia seria falsa ou verdadeira. Interessante que acima diz que " este projeto não é de sua autoria e de nunca ter tramitado no senado". O responsável deve ser punido por calunia e difamação no mínimo. Entretanto a aceitação de um fato como este como possível é resultado de outras leis que não agradaram a opinião pública, porém já estão em vigor e outras que estão tramitando ainda contra o desejo da maioria dos brasileiros. Segundo o texto acima existe um projeto nesta ordem de coisas.

    ResponderExcluir
  2. Advogado que passa 05 anos na Faculdade,quando se forma estuda muito para tirar sua OAB, isso é quando consegue tira a sua OAB, ser reconhecido no mercado de trabalho,só DEUS, muitos deles, ganha por mês 2.000,00, nas empresas, isso quando consegue, que alguma empresa assine a sua CTPS,para ganhar um trocado maior, vive nas varas e tribunais, mendigando os 20%, QUE PASSA MUITOS ANOS PARA RECEBER E SE RECEBER, PORQUE NINGUÉM ENTENDE A CABEÇA DO JUIZ, um estagiário de DIREITO GANHA 678,00, meus DEUS,isso em todas as profissões do nosso pais,REGULAMENTADA, por um CONSELHO FEDERAL, através de curso superior, como uma GAROTA DE PROGRAMA PODE GANHAR 2.000,00, UMA FORNECEDORA DE PROBLEMA PARA A SOCIEDADE, PARA AS FAMÍLIAS, SEPARANDO CASAIS, PROVOCANDO TRISTEZA PARA AS FAMÍLIAS BRASILEIRA OU DE QUALQUER PAIS, PROVOCANDO DOENÇAS PARA AS MULHERES, ATRAVÉS DOS SEUS MARIDOS? MEUS DEUS, AVANCE ESSE PAIS!!! GENTE ESSA SENADORA FOI APROVADO PELO POVO? QUE POVO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Zilzeneide:
      Recomendo uma leitura atenta do texto, pois a senadora nada propõs e foi vítima de uma caluniosa matéria de um blogueiro. NÂO EXISTE o tal projeto. A senadora está enquadrando quem inventou essa farsa para denegrir a sua imagem.

      Excluir
    2. Zideneide silva Silva, você disse TUDO e mais UM TANTO!!!

      Excluir
    3. Tem gente que nasceu mesmo com dificuldade de raciocinio, o que facilita a atitude nefasta e criminosa desse tipo de bandido, também, coitados, só assistem globo e você tudo a ver...

      Excluir
  3. Vi essa notícia na página de uma casa de prostituição no Facebook, que apareceu por sugestão de "curtir" em meu mural. É de uma indignidade este tipo de proposição legislativa, assim como, atribuir caluniosamente sua autoria a alguém. Já passou da hora de haver um enrijecimento legal contra esse uso criminoso que estão fazendo da internet. Que a senadora leve ao tribunal este moleque e o enfie no xadrez!

    ResponderExcluir
  4. Triste é o país q se ocupa com fofocas. Desde novelas aos dados economicos oficiais, nosso povo está escaldado em mentiras. Seria realmente necessário jogar o aparto da união contra um blogueiro qualquer, se tivéssimos um mínimo de educação política. E se eu contar uma piada, terei que me desculpar depois dizendo ser inverdade? Brazil rumo ao totalitarismo Chines (mas sem o planejamento ou disciplina).

    ResponderExcluir
  5. "(...) especialmente quando o texto é usado para a sua difamação por pessoas culturalmente deficientes e pela direita contrária ao PT"... pessoas culturalmente deficientes e pela direita contrária ao PT. Nada sugestivo, o paralelo feito, né?

    ResponderExcluir