terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Alzheimer : Novas drogas fracassam mas pesquisas seguem.

Em 2006 as pesquisas com vacinas de DNA para combater as causas do Mal de Alzheimer pareciam promissoras, mas até hoje não resultaram em medicamentos. Recente artigo do cientista Yoh Matsumoto descobriram que as enzimas beta-amilóides, foco do seu estudo, têm variações que precisam ser melhor compreendidas. Sua equipe desenvolveu a vacina YM3711, anunciada em 2013, que cria novas expectativas, mas os resultados ainda dependerão de anos de testes.

Recentemente três drogas experimentais falharam : Gammagard, da Baxter International;    Solanezumab and Bapineuzumab, desenvolvidas em parceria pela Pfizer, Johnson & Johnson e Elan Corp. O laboratório Novartis, que produz o Exelon, parece ter entrado firme na pesquisa recentemente. A informação é do site Bloomberg.

Atualmente há 5 medicamentos aprovados pelo FDA (Food and Drugs Administration) dos Estados Unidos para tratamento do Mal de Alzheimer: 

Drug name
Brand name
Approved For
FDA Approved
1. donepezil Aricept All stages 1996
2. galantamine Razadyne Mild to moderate 2001
3. memantine Namenda Moderate to severe 2003
4. rivastigmine Exelon Mild to moderate 2000
5. tacrine Cognex Mild to moderate 1993

Há pelo menos 4 grandes linhas de pesquisas atualmente esperando por resultados:
- Enzima Beta-Amiloide;
- Anti-inflamatórios;
- Proteína TAU;
- Resistência à insulina.

Para ver vídeos (em inglês) sobre cada uma dessas pesquisas os links estão em http://www.alz.org/research/science/alzheimers_treatment_horizon.asp

Para acompanhar os progressos de pesquisas de ponta recomendamos o site www.plosone.org. Nele encontramos o artigo científico da equipe de Yoh Matsumoto publicado em setembro de 2013 sobre a vacina YM3711.

Nenhum comentário:

Postar um comentário